Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 9. Paleontologia e Estratigrafia
Levantamento Paleontológico no Graben do Tacutu com vistas a geração de óleo e gás.
Ananda Melo Lopes UFRR
Vladimir de Souza UFRR
INTRODUÇÃO:

A bacia sedimentar do Tacutu também conhecida como Graben do Tacutu está localizada na região nordeste do estado de Roraima, não se limitando apenas ao território brasileiro, esta se alonga em direção a Republica cooperativista da guiana, datando de idade jurássica superior – cretáceo inferior, e as escassas pesquisas na área mostram que esta é sem dúvida uma bacia mesozoica.
METODOLOGIA:
Na formação Manari exatamente em um barranco as margens do rio Tacutu foram encontradas durante várias saídas de campo cerca de duzentas amostras de fósseis de composição carbonática representada por um de seus polimorfos a calcita, constatada pelo método simples de reação de ácido clorídrico em carbonato o qual ocorreu na reação o desprendimento do gás carbônico. Os fósseis se encontravam envoltos por uma matriz de sedimentos finos e arenosos de cor clara, nos quais se encontravam os sítios fossilíferos de qualidade regular, na qual foram feitas escavações de até 30 cm para retirada dos fósseis que sofreram diagênese pela recristalização da calcita inicial, para formas mais estáveis permanecendo calcita.
RESULTADOS:
Apesar da diagênese ter sido fraca a qualidade dos fósseis não são boas devido a sua difícil identificação. Após a coleta dos fósseis, eles foram levados ao laboratório para procedimentos de limpeza de pequenas partes profundas, foram retirados os sedimentos que estavam envolto nos fósseis com jatos finos e fracos de água, não foram utilizados materiais abrasivos como ácidos nem meios oxidantes como água oxigenada, pois o material é carbonático e frágil, e ácidos podem atacar as estruturas importantes presente no material.
CONCLUSÃO:
O material nos leva a algumas hipóteses de que sejam fósseis de organismos marinhos como briozoários devido a apresentarem semelhanças tanto em estrutura como em composição. Mas essas suspeitas se encontram em processo de pesquisas. O material coletado é importante para futuras pesquisas na bacia devido a sua formação em ambientes carbonáticos, bem como datação e correlações fossilíferas na bacia.
Palavras-chave: bacia do tacutu, cretácio superior, fósseis.