Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Novas metodologias no ensino de Ciências: Uso de refrigerante normal e diet como tema gerador para o Ensino de Densidade em Líquidos numa turma de EJAEF.
Gezyel B. de Aquino 01
Éverton da P. Santos 01
João Marcos S. dos Santos 01
Josevânia T. Guedes 02
Lenalda D. Santos 03
1. Faculdade Pio Décimo
2. Faculdade Pio Décimo
3. Faculdade Pio Décimo
4. Profª. MSc. Faculdade Pio Décimo
5. Profª. MSc. UFPB
INTRODUÇÃO:
A opção por um ensino contextualizado deve ser levada em consideração pelo professor dentro e fora da sala de aula, com um objetivo de educar cientificamente o aluno a fim de torná-los cidadãos, que possam construir seus próprios conceitos a partir de novas descobertas.
De acordo com Zanon e Maldaner (2007) há limitações no Ensino de Química praticado na Educação Básica que tem sido observadas desde o final da década de 70 do século XX, como: a carência de experimentação e de relação com o cotidiano, a descontextualização, a linearidade, a fragmentação dos conteúdos, a desconsideração da História de Química.
Diante deste contexto, observa-se que o conteúdo densidade é considerado um tema relevante no tocante à construção do conhecimento dos alunos, pois está relacionado diretamente com situações encontradas no cotidiano de cada um.
Partindo deste pressuposto, houve a necessidade de trabalhar o conteúdo densidade, por meio do método de imersão em água utilizando refrigerantes normal e diet numa turma de EJAEF na disciplina de ciências, levando em consideração que os alunos apresentavam dificuldades em realizar cálculos, já que o conteúdo tinha que ser ministrado.
METODOLOGIA:
O presente trabalho, objetiva relatar a ultilização de recursos didáticos no ensino de química, a fim de otimizar o processo de ensinoaprendizagem no assunto Densidade.
Para a realização desta atividade foram necessárias duas horas/aula, realizadas durante o período de estágio supervisionado desenvolvido em uma escola pública de Aracaju - SE, com uma turma de 9º ano (EJAEF) no período noturno da disciplina de Ciências.
Foi realizada uma aula teórica – prática a fim de explicar os conceitos sobre densidade. Os materiais utilizados foram: dois tipos de refrigerantes em lata de 350 mL, normal (com açúcar) e diet, dois copos transparentes, e uma vaso de garrafa PET transparente cortado e contendo água. O experimento foi dividido em três etapas:
1) Imersão dos refrigerantes em água.
2) Observação a formação de espuma dos refrigerantes.
3) Explicação dos resultados e verificação do conhecimento abstraídos sobre a aula realizada.
RESULTADOS:
Percebeu-se que os alunos não se sentiam motivados ao estudo da Química, por isso adotou-se o recurso como uma ferramenta ao ensino de densidade. Foi possível elucidar aos alunos o porquê do refrigerante normal afundar e o light flutuar. Segundo Mateus (2002), as latas de refrigerante apresentam comportamentos diferentes apesar de terem mesmo volume, devido à diferença de densidades. A massa maior é do normal, por causa do açúcar dissolvido, afundando na água (densidade maior que da água). Já no refrigerante light ao invés de açúcar é adicionado adoçante dietético, o que faz com que a massa seja menor e a lata flutue.
Outra importante observação foi quanto à formação de espuma. Explicou-se aos alunos que o refrigerante normal fazia menos espuma do que o diet devido à dissolução do açúcar no normal tornando-o mais viscoso que o diet, formando menos espuma.
As falas dos alunos remetem à produção e internalização de conhecimentos significativos, e que, segundo Zanon e Maldaner (2010), basta que se realize a ressignificação desses conhecimentos absorvidos:
-O refrigerante com açúcar afunda pois é mais pesado,tem densidade mais alts do que o refrigerante diet, que tem densidade baixa.
-O refrigerante diet fez mais espuma pois é mais fino.
CONCLUSÃO:
Através dos resultados obtidos, pode-se perceber que a abordagem do tema densidade adquire uma nova forma de explanação a partir da utilização dos refrigerantes.
É importante ressaltar que a atividade não necessitou de materiais sofisticados, nem de um laboratório totalmente equipado, o que não é comum encontrarmos em escolas da rede pública.
Assim, a realização do experimento contribuiu para os alunos elaborarem seus próprios conceitos fazendo uma relação com o cotidiano e o assunto abordado.
Instituição de Fomento: Faculdade Pio Décimo
Palavras-chave: Contextualização, Densidade, Refrigerantes.