Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA INDÍGENA EM RORAIMA
Carla Onofre Ramalho 1
Paulina Onofre Ramalho 2
1. Universidade Federal de Roraima
2. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
INTRODUÇÃO:
O estado de Roraima se caracteriza por uma significativa população indígena, gerando uma constante luta pela demarcação das terras indígenas no estado. A partir da década de 70 do século XX os povos indígenas de Roraima passaram por um processo de mobilização política, como uma forma de lutar por seus direitos ignorados até então. Nesse processo a Igreja católica desempenhou um importante papel, pois foi com o auxilio desta que foi possível se iniciar tal mudança, através da organização das primeiras Assembléias de Tuxauas. Esta mobilização levou ao despertar das mulheres indígenas, de algumas das etnias de Roraima para a necessidade de lutar por sua sobrevivência e pelo cumprimento de seus direitos. Portanto este trabalho teve como objetivo principal compreender como se deu esse processo, identificando os principais desafios, lutas e conquistas pelos quais passaram estas mulheres ao longo de quase quatro décadas. O conhecimento histórico tem passado nas últimas décadas por um processo de inclusão de novos atores históricos, antes negligenciados, como objetos de pesquisa e reflexão. Dentre estes pode-se destacar as mulheres e as minorias étnicas, incluindo-se nesse caso os povos indígenas. Portanto esta pesquisa vem contribuir para o reconhecimento do papel da mulher indígena enq
METODOLOGIA:
O desenvolvimento da pesquisa passou primeiramente por um levantamento bibliográfico, seguido pela pesquisa de documentos tais como: discursos, notícias nos jornais de Roraima, documentos enviados pelos indígenas às autoridades, estatutos das organizações indígenas, dentre outros. Em seguida, todo o material levantado foi utilizado para a análise do objeto em estudo, e a posterior redação de um texto com os resultados destas reflexões.
RESULTADOS:
Através da pesquisa pode-se constatar que ao longo das últimas quatro décadas as mulheres indígenas roraimenses foram construindo uma nova postura. Uma postura de não se intimidar diante das ameaças, do resgate do orgulho de sua condição de indígena e de mulher. Rompendo desta forma com a condição de invisibilidade a que estiveram relegadas durante séculos. Nesse processo estas indígenas tiveram que enfrentar um duplo desafio: a resistência dos grupos que tinham interesse nas terras indígenas e também muitas vezes, a resistência dos próprios companheiros indígenas, que desaprovavam a participação das mulheres nos assuntos políticos. Foi possível constatar ainda que as lutas enfrentadas pelas indígenas roraimenses vão muito além da demarcação de terras, e incluem assuntos relacionados à saúde, educação, resgate da cultura e combate a violência doméstica.
Toda a resistência enfrentada não impediu o fortalecimento da mobilização política destas mulheres, culminando com o surgimento de uma organização representativa própria, a Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR) no final da década de 1990 do século passado.
CONCLUSÃO:
Para finalizar é importante destacar que a trajetória dos povos indígenas do Brasil ainda é desconhecida. E quando se trata das mulheres esse desconhecimento é ainda maior. Apesar de terem conquistado novos espaços e terem alcançado importantes conquistas nas ultimas décadas, ainda há muito a ser batalhado, pois os problemas enfrentados pelos povos indígenas no Brasil ainda são muitos.
Palavras-chave: mulheres, poder, povos indígenas.