Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
SENSIBILIDADE IN VITRO DE ISOLADOS DE Curvularia sp. ASSOCIADOS A QUEIMA FOLIAR EM FORRAGEIRAS AO FUNGICIDA CLOROTALONIL+COBRE
Stéfanny Araújo Martins 1
Isabel Santos Diniz 2
Kátia de Lima Nechet 3
Bernardo de Almeida Halfeld-Vieira 4
Giovanni Ribeiro de Souza 5
1. Acadêmica do curso de graduação em Agronomia da UFRR
2. Acadêmica do curso de graduação em Zootecnia da UFRR
3. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisadora Embrapa Roraima, orientadora
4. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador Embrapa Roraima
5. Acadêmico do curso de graduação em Agronomia da UFRR
INTRODUÇÃO:
Recentemente o fungo Curvularia sp. tem sido associado à queima foliar em plantas de Brachiaria brizantha, Brachiaria decumbens e Panicum maximum em áreas de pastagens em Roraima. A queima foliar causa diminuição de área foliar disponível para alimentação do gado e pode se disseminar rapidamente na época chuvosa. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de concentrações do fungicida a base do princípio ativo clorotalonil+cobre na inibição do crescimento micelial e germinação in vitro de conídios de isolados de Curvularia sp. associados à queima foliar em B. brizantha, B. decumbens e P. maximum.
METODOLOGIA:
O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial de 4 isolados 4 tratamentos e 5 repetições. Os tratamentos utilizados foram 3,5 g/L (dose recomendada), 1,75 g/L (1/2 dose recomendada) e 5,25 g/L (dose recomendada + ½ dose) do fungicida do princípio ativo clorotalonil+cobre. Como testemunha utilizou-se água. Discos de micélio dos isolados de Curvularia sp.foram transferidos para o centro de placas de Petri contendo meio Batata Dextrose Agar acrescido ou não do fungicida. As placas foram mantidas a 25 oC e fotoperíodo de 12 h por sete dias através da medição ortogonal dos diâmetros (cm) das colônias. Para o ensaio de inibição de germinação de conídios, 150μg/mL de suspensão (1x105 conídios/mL) de cada isolado foram depositados sobre lâminas contendo Ágar Água. As suspensões foram obtidas pela adição de soluções do fungicida e água. As lâminas foram mantidas a 25 oC e após 12 horas avaliou-se o número de conídios germinados
RESULTADOS:
Todas as concentrações do fungicida utilizadas inibiram em 100% o crescimento micelial e a germinação in vitro de conídios dos isolados de Curvularia sp. associados a queima foliar em B. brizantha, B. decumbens e P. maximum.
CONCLUSÃO:
Os resultados preliminares demonstram que o fungicida a base do principio ativo clorotalanil+cobre a partir da dose de 1,75 g/L pode ser utilizado no controle preventivo da queima foliar em B. brizantha, B. decumbens e P. maximum em condições de campo.
Instituição de Fomento: Embrapa, CNPq
Palavras-chave: Brachiaria decumbens, Brachiaria brizantha, Panicum maximum.