Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CLASSIFICAÇÃO DO TIPO MORFOLÓGICO DE NÓDULOS RADICULARES DA FAMÍLIA FABACEAE NA REGIÃO TROPICAL
Anna Carolina de Souza Hanna 1,2
Luiz Augusto Gomes de Souza 2
1. Universidade Federeal do Amazonas - UFAM
2. Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas - INPA
INTRODUÇÃO:
A formação de nódulos radiculares é uma propriedade das leguminosas fixadoras de nitrogênio (N2) em simbiose com rizóbios, especialmente das subfamílias Papilionoideae e Mimosoideae, favorecendo sua autonomia no suprimento de N2. Considerando aspectos evolutivos da nodulação, nódulos tipicamente esféricos têm somente um sítio fixador e são mais evoluídos que nódulos ramificados (vários sítios). Este trabalho teve como objetivo classificar a tipologia morfológica de nódulos em leguminosas de interesse agroflorestal na Amazônia.
METODOLOGIA:
Foram obtidos 30 nódulos de mudas ou indivíduos adultos de 13 espécies das leguminosas, com diferentes hábitos de crescimento, incluindo ervas, arbustos, lianas e árvores. Os nódulos foram fotografados e caracterizados em sua coloração interna e externa, forma, tamanho, presença de ramificações, lenticelas, etc. Com base nestes descritores foi empregada uma ficha para classificar seu tipo, em concordância com a classificação internacional.
RESULTADOS:
Em Anadenanthera peregrina , Gliricidia sepium , Inga edulis , Inga heterophylla , Inga pezizifera , Inga vera , Leucaena leucocephala e Swartzia schomburgkii , os nódulos encontrados eram ramificados, com mais de 10 mm, marrom ou marrom-escuro externamente, com meristemas apicais e classificados como astragalóides. Para Crotalaria retusa e Swartzia polyphylla , observou-se nódulos ramificados com aspecto de leque, com vários sítios de fixação, caracterizando-se como crotalarióides. Foram encontrados nódulos esféricos, não ramificados, de cor externa marrom clara e creme, com um sítio fixador em Clitoria fairchildiana , definidos como aeschynomenóides. Nas espécies abrigadas na tribo Phaseoleae, a presença de lenticelas em nódulos esféricos a arredondados, de cor externa creme a esbranquiçada, com somente um sítio de fixação foi observada em Clitoria javitensis e Vigna linearis e estes foram definidos como do tipo desmodióide.
CONCLUSÃO:
Conhecer aspectos morfológicos e funcionais da nodulação das leguminosas de interesse agroflorestal pode contribuir para a agricultura sustentável na região tropical.
Instituição de Fomento: FAPEAM e INPA
Palavras-chave: agroecologia, biodiversidade, fixação de N2.