Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
PRIMEIRO RELATO DE Curvularia sp. CAUSANDO QUEIMA FOLIAR EM Brachiaria decumbens E Brachiaria brizantha
Stéfanny Araújo Martins 1
Isabel Santos Diniz 2
Kátia de Lima Nechet 3
Bernardo de Almeida Halfeld-Vieira 4
Giovanni Ribeiro de Souza 5
1. Acadêmica do curso de graduação em Agronomia da UFRR
2. Acadêmica do curso de graduação em Zootecnia da UFRR
3. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisadora Embrapa Roraima, orientadora
4. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador Embrapa Roraima
5. Acadêmico do curso de graduação em Agronomia da UFRR
INTRODUÇÃO:
Em Abril de 2010, nos municípios de Bonfim e Alto Alegre, Roraima, detectou-se, pela primeira vez, vários focos de queima foliar em áreas de pastagem compostas de Brachiaria decumbens e Brachiaria brizantha. As folhas apresentavam-se inicialmente amareladas e posteriormente secavam. Os objetivos deste trabalho foram identificar o agente causal da queima foliar em B. decumbens e B. brizantha e a origem da introdução da doença nas áreas.
METODOLOGIA:
Amostras de tecido vegetal com sintoma da doença foram coletadas e os procedimentos para identificação realizados com auxílio do microscópio estereoscópico e ótico. Para comprovação da patogenicidade foi feito o isolamento indireto em meio Batata Dextrose Agar (BDA). As placas foram mantidas a 25 ºC e fotoperíodo de 12 h por 5 dias observando o crescimento de colônias. Os dois isolados obtidos foram repicados para placas de Petri com BDA e após 10 dias preparou-se uma suspensão de conídios de 1x105 conídios/ml. A suspensão foi pulverizada em plantas de B. decumbens e B. brizantha.Após a inoculação, as plantas permaneceram em câmara úmida por 24 h, utilizando sacos plásticos umedecidos, e foram mantidas a 28 ºC. Plantas pulverizadas com água constituíram o tratamento controle. A partir de um lote de sementes de B. brizantha utilizada nessa área de coleta foi realizado o teste de papel de filtro sem desinfestação superficial para detecção do fungo em semente.
RESULTADOS:
Observou-se associado às manchas foliares de B. brizantha e B. decumbens o fungo do gênero Curvularia. As principais características observadas foram conidióforos marrons, lisos, retos e multiseptados e conídios elipsóides com três distoseptos. Os sintomas de queima foliar nas plantas inoculadas foram observados após sete dias e fungo Curvularia sp. foi reisolado, completando-se os postulados de Koch. O teste de sanidade das sementes demonstrou que 1% do lote de semente estava contaminado com Curvularia sp.
CONCLUSÃO:
Este é o primeiro relato do fungo Curvularia sp. como agente causal de queima foliar em plantas de B. brizantha e B. decumbens e sua introdução na área provavelmente ocorreu pelo plantio de sementes contaminadas.
Instituição de Fomento: Embrapa, CNPq
Palavras-chave: fungo mitospórico, etiologia, forrageiras.