Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
Ocorrência de Fabaceae Lindl. em Urucu-Coari, Amazonas, Brasil.
Lucinaia Bentes Nogueira 1
Maria de Lourdes da Costa Soares Moraes 2
Ieda Leão do Amaral 3
1. Graduanda/Bolsista UFAM/INPA
2. Dra. Depto de Botânica INPA
3. Msc. Depto de Botânica INPA
INTRODUÇÃO:
A região amazônica tem uma enorme diversidade de espécies e tipologias vegetais e apesar de vários conhecimentos já adquiridos sobre sua estrutura de flora e fauna, um elevado número de espécies vegetais não foram registradas, dificultando assim, a interpretação sobre padrões estruturais e diferenciações florísticas regionais. A família Fabaceae é considerada uma das maiores famílias botânicas e sua diversidade taxonômica está expressa em seu elevado número de táxons que se distribuem e em quase todas as regiões do mundo. Na Amazônia brasileira as Fabaceae (Leguminosae) está amplamente distribuída em todos os ecossistemas, e com uma ampla variedade de hábito, podendo ser das maiores árvores emergentes nas florestas até ervas diminutas e efêmeras, incluindo também arbustos, lianas lenhosas e herbáceas. Os objetivos do trabalho foram identificar, descrever e produzir uma lista das espécies da família, ocorrentes na área de prospecção da PETROBRÁS em Urucu, contribuindo para conhecimento da família na flora local e na Região Amazônia.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido ao longo da área de exploração petrolífera, localizada na bacia do Rio Urucu, situando-se nas coordenadas geográficas 4º 51’ 18”S e 65º 17’ 58” W. O trabalho foi conduzido com coleta de indivíduos férteis (flor e frutos) de maneira aleatória na área de estudo. O material foi desidratado em estufa elétrica no Departamento de Botânica/INPA, com temperatura de 45° a 60° C e posteriormente o material foi triado a nível de família e gênero quando possível, para posterior identificação a nível de espécie. As identificações foram baseadas em literatura especializada de tratamento taxonômico, e por comparações morfológicas com as exsicatas incorporadas no herbário do INPA e por especialistas da família. Foi adotado o sistema de classificação da APG II. As correções da nomenclatura botânica foram baseadas com base em literaturas e no site MOBOT. As descrições taxonômicas foram baseadas nas observações das plantas no campo e descrições de literaturas específica.
RESULTADOS:
Foram identificadas 50 espécies de Fabaceae coletadas na região de Urucu, dentre estas 11 foram citadas anteriormente por Oliveira et al. 2007, em seu trabalho realizado para a família na região de Urucu, portanto este trabalho vem a contribuir com 39 novas ocorrências da família Fabaceae na região de Urucu. Foram identificadas 1 espécie pertencentes a sub-família Cercideae, 13 pertencentes a sub-família Caesalpinioideae, 11 da sub-família Faboideae e 14 espécies pertencentes a sub-família Mimosoideae. Foram identificadas espécies cujo hábito variam entre árvores, arbustos e lianas lenhosas. Dentre as espécies identificadas cinco espécies foram identificadas apenas a nível de gênero, recebendo morfotipo, estas espécies foram: Cassia sp.1 (caesalpinioideae), Dioclea sp. 1 (Faboideae), Swartzia sp.1 (Faboideae), Acacia sp.1 (Mimosoideae) e Inga sp.1 (Mimosoideae).
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos evidenciaram 39 novas ocorrências de espécies para a família Fabaceae Lindl. para região de Urucu. A subfamília com maior número de espécies identificadas foi a Mimosoideae com 14 espécies e dentre os hábitos encontrados (Lianas lenhosas, arbusto e arvore) o hábito arbóreo ocorreu com maior freqüência.
Instituição de Fomento: Cnpq/ Rede CTpetro
Palavras-chave: Florística, Fabaceae, Urucu.