Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 1. Artes do Vídeo
CAMPUS NOVO PARAÍSO EXPLORA JATAPÚ
Hellen Claudia Gomes Silva 1
Ilgner Henrique Oliveira Santos 2
Jefferson Wendling Trevisan 2
1. Profª Esp. em Artes do IFRR
2. Aluno do IFRR
INTRODUÇÃO:
A região sul de Roraima é caracterizada por sua rica e extensa área rural. Nela há próspero setor agrícola e um potente campo turístico a ser explorado. Segundo dados da “Série Diagnósticos Municipais de São Luiz do Anauá” elaborado pelo SEBRAE, “A visão de futuro é o estado futuro, desejado pela comunidade local. Sua definição é fundamental para o direcionamento estratégico das políticas, programas e projetos para o desenvolvimento municipal”.O Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso é composto por sua maioria jovens e adolescentes que desfrutam dos atrativos turísticos e culturais da região. Com o propósito de compartilhar e atrair investimentos para a região, surge a necessidade da realização de um vídeo montado pelos próprios alunos para divulgação dessas riquezas ambientais e artístico-culturais, numa tentativa de enaltecer a região, quebrando a idéia de que não há opções de lazer.A rádio estudantil Estação Paraíso Jovem, elaborou um roteiro para explorar as potencialidades turísticas, artístico-culturais e ambientais da região partindo do IFRR – Campus Novo paraíso até a usina hidrelétrica de Jatapú. Com o intuito de catalogar elementos que possibilitem a toda comunidade usufruir de forma sistematizada as opções de lazer e as potencialidades turísticas.
METODOLOGIA:
O projeto teve como ponto de partida a escolha do produto artístico produzido pelos alunos-monitores da Rádio Estudantil Estação Paraíso Jovem, sendo determinado um plano de ação, distribuído pelos alunos, de pontos que concretizem na montagem, divulgação e distribuição do vídeo com suas respectivas funções distribuídas pela equipe. Os alunos pesquisadores terão apoio dos colegas monitores da rádio na realização das entrevistas e filmagens nas localidades das quais moram. Evitando o deslocamento dos alunos para outras localidades e dando agilidade na pesquisa. Facilitando assim o processo de busca de dados para efetivação do vídeo. Haverá uma visita técnica para registro de imagens, entrevistas e conclusão da pesquisa à usina hidrelétrica de Jatapú. Com a seleção do material, inicia-se a edição do vídeo, procurando, de forma atraente a verossimilhança da vida rural dos povos amazônicos. Concretiza o projeto num evento produzido pelos alunos para divulgação e distribuição do vídeo.
RESULTADOS:
A formação da cidadania se dá de forma integrada às práticas e pensamentos que elevam o homem a um alto padrão de humanidade. O trabalho voluntário e o querer ser útil a sociedade despertam no ser humano um viver adequado na construção de um mundo melhor. Os monitores da rádio estudantil refletem esta idéia ao dedicarem de forma profícua todos os tempos livres de aula no Instituto oferecendo a comunidade escolar momentos de conhecimento, cultura, e entretenimento. O reconhecimento e valorização da ação voluntária se dão pela oportunidade de crescimento e desenvolvimento pedagógico. A instituição recebe para ampliação de seus arquivos um produto de alta qualidade artístico-cultural e que desperta inúmeras potencialidades turísticas para o desenvolvimento da região sem interferir, nem prejudicar com o meio ambiente. Ainda, inicia de forma precursora a ação pioneira do eco turismo e o turismo rural da região. Assim sendo o vídeo “CAMPUS NOVO PARAÍSO EXPLORA JATAPÚ” vem possibilitar aos alunos uma rica experiência que permite o desenvolvimento da criatividade, da expressividade, da humanidade e do empreendedorismo em forma de um produto artístico e coloca a instituição no patamar de pesquisadora com visão de futuro por enxergar o potencial do eco turismo e o turismo rural da região.
CONCLUSÃO:
“Campus Novo Paraíso explora Jatapú” alarga as possibilidades para um futuro investimento ao ecoturismo e ao turismo rural, como também a divulgação do calendário de eventos das localidades da região envolvida neste projeto. Acarretando aumento de divisas trazido pelo ecoturismo e pelo turismo rural, assim como o acréscimo na demanda de público nos eventos locais registrados no vídeo. Tal mídia favorecerá a divulgação da visão pedagógica do Campus e sua produção artístico-cultural e ambiental.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Roraima - Campus Novo Paraíso
Palavras-chave: Arte audiovisual, Educação Ambiental, Turismo.