Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
A IMPORTÂNCIA DO CULTIVO DA BANANA NO MUNICÍPIO DO SÃO JOÃO DA BALIZA
Fábio Dias Silva 1
Rafael do Nascimento Baltar 1
Rosimery Menezes Frisso 1
Rosa Maria Cordovil Benezar 2
Wolney Costa Parente 3
1. Alunos do IFRR-Campus Novo Paraiso
2. Profª Msc. do IFRR, orientador
3. Engº: Agrônomo, Secretaria de Agricultura - RR, orientador.
INTRODUÇÃO:
O Brasil é um pais que vem ampliando cada vez mais o mercado produtor de banana suprindo assim seu mercado interno e exportando para outros países. O sul do estado de Roraima tem se destacado no mercado produtor, pois o mesmo possui várias áreas produtivas, entre estas, esta o município de São João da Baliza que se caracteriza por vegetação de floresta densa. Este trabalho teve como objetivo divulgar a realidade dos pequenos produtores de banana do município de São João da Baliza, bem como suas dificuldades em produzir e escoar a produção.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento desta pesquisa procedeu-se de forma gradativa, usou-se como método de exploração visitas, a cerca de dez moradores da vicinal 28. Foram colhidos relatos junto aos moradores em relação ao plantio, desenvolvimento da cultivar, colheita e preparo para a venda. Foram obtidos registros fotográficos das plantações.
RESULTADOS:
Verificou-se que os produtores enfrentam uma série de dificuldades. Entre estas a falta de instruções em relação ao plantio, tais como: correção do solo, adubação e espaçamento. Em relação ao manejo da cultivar os mesmos relatam dificuldades de manejo da bananeira, por exemplo, prevenção contra pragas e doenças. Um dos maiores desafios para os produtores é a colheita e o preparo para a venda, pois os mesmos não possuem equipamentos para colheita e nem caixarias com embalagens adequadas para o envolvimento e depósito das bananas. A produção é lançada diretamente em caminhões abertos sendo que os cachos de banana são organizados uns sobre os outros e presos por cordas.Verificou-se com isso que os produtores do município de São João da Baliza estão sendo frequentemente prejudicados economicamente, pois é visível a redução no potencial produtor e consequentemente da fonte de renda.
CONCLUSÃO:
Verificou-se que à falta de investimento das esferas de Governo nesses produtores, com técnicas especializadas, e subsídios impede o crescimento socioeconômico da região que apesar das dificuldades ainda contribui para o desenvolvimento do Estado.
Palavras-chave: banana, produção, Roraima.