Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana
FRONTEIRAS DE VENTO: UM ENSAIO SOBRE A VIDA NOS BAIRROS POPULARES DE BOA VISTA (RR).
José Carlos Franco de Lima 1
1. Professor, Doutor, Departamento Antropologia, UFRR
INTRODUÇÃO:
A pesquisa sobre a vida nos bairros populares de Boa Vista foi iniciada em agosto de 2006 e concluída em dezembro de 2009. Algumas questões nos orientaram de forma permanente no processo de pesquisa: quais são as condições de vida nos bairros populares de Boa Vista? Quais os maiores desafios no dia-a-dia? Como vivem os índios na cidade? E os migrantes maranhenses? Como articular linguagem acadêmica com linguagem popular? Qual a visão dos moradores dos bairros em relação a política, serviços públicos, religião, lazer e segurança? A partir dessa problemática buscamos produzir informações sobre as condições de vida nos bairros populares de Boa Vista, partindo da interação entre os dados estatísticos disponíveis, nossa percepção in loco e a visão dos moradores desses bairros. Estabelecemos como meta disponibilizar e divulgar tais informações junto a cidadãos e organizações sociais interessados em compreender o funcionamento da sociedade contemporânea na forma como se manifesta nesses bairros. Para tanto promovemos momentos de reflexão coletiva entre universitários e pesquisandos em torno das temáticas levantadas na pesquisa.
METODOLOGIA:
Estabelecemos momentos formais para coleta de dados: dividimos a amostra por bairros. Entrevistamos 20 lideranças do terceiro setor, lideranças religiosas, artistas, artesãos, trabalhadores autônomos, comerciantes e servidores públicos que trabalham na micro-região; 200 indivíduos em domicílios. E em momentos informais de convivência. O processo de convivência conteve momentos formais de coleta de dados, como entrevistas, e momentos de vivências informais. Foram três fases de pesquisa: coleta de dados, sistematização da informações e disseminação dos resultados. Aplicamos 200 questionários em domicílios. Nossa estratégia de análise consistiu em cruzar as informações quantitativas dos bancos de dados disponíveis sobre os bairros com os dados qualitativos obtidos pela metodologia da convivência.
RESULTADOS:
Dois resultados: 1. Produção de um fascículo sobre as condições de vida nos bairros populares de Boa vista para ser distribuído entre lideranças de entidades do terceiro setor, comerciantes e servidores públicos que atuam nesses bairros. 2. Seminário com a participação de pesquisadores, pesquisandos, órgão públicos, organizações do terceiro setor para disseminação dos resultados da pesquisa e levantamento de ações culturais a serem desenvolvidas nos bairros. .
CONCLUSÃO:
As necessidades ligadas a família, amigos, relação amorosa e entes queridos representam apareceram como as mais preementes para os moradores dos bairros populares. Os itens relacionados a recursos financeiros e materiais apareceram em menor escala. As necessidades emocionais e sentimentais estão em primeiro plano. A nosso ver é nas relações afetivas que os populares encontram amparo e proteção, inclusive porque delas decorre apoios e ajudas materiais.
Palavras-chave: Cultura popular, Bairros populares, metodologia da convivência.