Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
AGRICULTURA FAMILIAR NO SEU CONTEXTO PRODUTIVO NO MUNICÍPIO DE CARACARAI-RORAIMA
RAFAEL NASCIMENTO BALTAR 1
FÁBIO DIAS SILVA 1
ROSIMERY MENEZES FRISSO 1
DANIEL BRANDT TONIOLLO 1
ROSA Mª CORDOVIL BENEZAR 2
1. Alunos do Cuso Tec. Agrop. Integr. Ensino Médio– IFRR - Campus Novo Paraiso
2. Profª Msc. IFRR, orientador.
INTRODUÇÃO:
A agricultura foi uma das primeiras práticas exercida pelo homem e foi sendo aprimorada ao longo dos anos. Embora essas práticas a princípio rústicas, ainda hoje fazem parte do cotidiano dos pequenos agricultores praticantes da agricultura familiar. Este trabalho teve como objetivo verificar as cultivares e suas respectivas formas de cultivo bem como os tratos culturais realizados pelos pequenos agricultores na vicinal dois do rio Dias e no município de Caracaraí - Roraima.
METODOLOGIA:
Foram realizadas visitas em dezessete propriedades na vicinal dois do rio Dias e aplicados questionários fechados a respeito de: quais as cultivares, qual a forma de cultivo e métodos de tratos culturais. Para cada propriedade foram realizados registros fotográficos.
RESULTADOS:
Todas as propriedades cultivam milho, arroz, feijão, mandioca e mamão. Essas cultivares são plantadas de maneira consorciada. Observou-se também que apenas 50% dos pequenos agricultores praticam de forma correta os tratos culturais. A ausência de tratos corretos nas cultivares leva a diminuição na produção em quantidade e qualidade do produto e no valor de venda, pois o mercado de consumo esta cada vez mais exigente. Para reverter esta situação o pequeno agricultor leva seu produto para regiões longínquas, por exemplo, o município de Pacaraima. Em conversas com os agricultores a ausência para o correto trato cultural é devido a falta de mão de obra, visto que todos os envolvidos nesta atividade são da família.
Analisando as maneiras de consorcio das cultivares observou-se que a as plantações de milho e arroz estavam muito próximas. Esta maneira de consorcio não é recomendável, visto que prejudica o desenvolvimento das cultivares. Estudos indicam que estas culturas são muito exigentes principalmente na questão hídrica do solo. Entretanto o consorcio de milho e feijão é indicado, pois a leguminosa é uma ótima fixadora de nitrogênio e o milho aceita com muita facilidade este elemento.
CONCLUSÃO:
Portanto, conclui-se que é necessário que a secretaria de Agricultura do Estado veja com maior atenção a questão da agricultura familiar principalmente na assistência técnica e infra-estrutura para a produção, visto que a disponibilidade dos produtos em feiras e supermercados depende dos pequenos agricultores.
Palavras-chave: agricultura familiar, cultivares, Roraima.