Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Conotrachelus humeropictus FIELDER (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE), BROCA-DO-FRUTO DO CUPUAÇUZEIRO, CRIADO COM DIETAS NATURAIS E EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO
Isabela Andrade Ferreira 1
Márcio Luís Leitão Barbosa 2
Maria da Paz Lima 3
1. Acadêmica de Ciências Biológicas/ESBAM - Bolsista PIBIC/FAPEAM/INPA
2. Orientador - Dr. - Bolsista de Fixação de Recursos Humanos do CNPq – INPA/MCT
3. Coorientadora - Dra. Pesquisadora titular - CPPN/INPA
INTRODUÇÃO:
Nos sistemas agroflorestais da região Norte, o cupuaçuzeiro, Theobroma grandiflorum Willd. ex Spreng (Schum) é uma das mais importantes frutíferas exploradas comercialmente. Entretanto, com a expansão do cultivo do cupuaçuzeiro, o homem modificou o ambiente, favorecendo o aparecimento de algumas espécies de insetos-pragas. Dentre esses insetos, Conotrachelus humeropictus Fieldler, a broca-do-fruto, se destaca devido aos danos causados. Este trabalho teve como objetivos estudar os aspectos da biologia e desenvolver uma metodologia para a criação do C. humeropictus em condições de laboratório.
METODOLOGIA:
As coletas das larvas de C. humeropictus foram realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2010. As larvas, pupas e adultos foram mantidos sob condições controladas de temperatura (27 ± 2° C) e umidade relativa (80 ± 10%).
RESULTADOS:
Das 93 larvas coletadas, 46 foram colocadas para empupar e 47 criadas em diferentes dietas antes de estarem prontas para empupar. Destas 47 larvas, 12 foram criadas em rações naturais a base de polpa e semente de cupuaçu e cacau, apresentando alta taxa de mortalidade (100%). As outras 35 larvas criadas nas sementes de cupuaçu in natura obtiveram maior sucesso (taxa de mortalidade de 14,3%). As 76 larvas obtidas através da coleta (46) e criação (30) foram colocadas em vidros de empupação para emergência dos adultos. Foram obtidos 46 adultos, sendo 21 machos e 25 fêmeas. O período de empupação em média foi menor para os machos (122,9 dias) do que para as fêmeas (132,4 dias), semelhante ao registrado na literatura (65 dias par os machos e 73 dias para as fêmeas). Entretanto, a duração do período de empupação registrado na literatura é menor do que o observado neste trabalho. Essas diferenças podem ter sido em função das condições de temperatura e umidade relativa do ar na criação, assim como pelo tipo e compactação do solo e umidade do substrato. A espécie C. humeropictus encontra-se disseminada nos plantios de cupuaçu visitados, apresentando uma alta taxa de infestação de larvas nos frutos.
CONCLUSÃO:
Este trabalho contribuiu para ampliar o conhecimento sobre a criação de C. humeropictus em condições de laboratório, utilizando as dietas à base de polpa de cupuaçu e semente in natura de cupuaçu.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Criação em laboratório , broca-do-fruto do cupuaçuzeiro, Theobroma grandiflorum .