Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
Análise da dieta do anuro Leptodactylus lineatus (Schneider, 1799)
André de Lima Barros 1,3
Fabiano Waldez 2,3
Ronnezza C. L. C. Pedrett 3
Richard Carl Vogt 3,4
1. Curso de Biologia, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM
2. Pós-Graduação em Ecologia, INPA
3. Coleção de Anfíbios e Répteis, INPA
4. Coordenação de Pesquisas em Biologia Aquática, INPA
INTRODUÇÃO:
Na região Neotropical, os leptodactilídeos constituem um grupo com grande diversidade de espécies (Duellman, 1996) e são particularmente interessantes porque algumas espécies apresentam estruturas morfológicas como calos nupciais, espinhos corporais e apêndices hipertrofiados, relacionadas com o dimorfismo sexual (Heyer et al. 1990, Rodriguez e Duellman 1994, Hayek e Heyer 2005, Silva et al. 2005). Leptodactylus lineatus (Schneider, 1799) é uma espécie de leptodactilídeo de um gênero monotípico, terrestre e que habita a floresta primária, onde os adultos são freqüentemente associados a grandes ninhos de formigas cortadeiras. Os estudos sobre dieta são importantes para a determinação do uso de recursos sob a teoria da separação de nichos, que nos fornecem informações sobre a história de vida das espécies e nos dá elementos para tomar decisões de conservação e gestão. A seleção de presas é influenciada tanto pelo tipo de habitat quanto pela sazonalidade, e, portanto, cada item alimentar pode variar em qualidade e quantidade (Duellman e Trueb, 1986). O objetivo do trabalho é analisar a dieta da espécie Leptodactylus lineatus visando caracterizar as categorias de presas mais consumidas em valores numéricos.
METODOLOGIA:
De todos os espécimes foram retirados e analisados o conteúdo estomacal, onde os itens encontrados nos estômagos foram divididos até o nível de ordem ou família. Com auxílio de estéreo-microscópio identificamos 419 itens alimentares em 13 categorias de presas, para 55 espécimes analisados: 24 fêmeas, 22 machos e nove imaturos, sexados por observação das gônadas. Foi calculada a freqüência de ocorrência (percentual de estômagos contendo cada categoria de presa) e os percentuais numéricos e de peso de cada categoria de presa. Para determinar a importância de cada categoria na dieta, foram obtidos valores analisando os estômagos em conjunto (reunidos).
RESULTADOS:
Foram recuperados 419 itens dentre os quais 183 não puderam ser identificados, pois os itens estavam em pedaços muito pequenos e não puderam ser distinguidos visualmente ou estavam muito digeridos. As categorias mais consumidas em números absolutos foram: Isoptera (100 itens), Formicidae (57 itens), Vegetal (25 itens), Coleoptera (19 itens), Ortoptera (17 itens), Nematoda (5 itens), Blattodea (4 itens), Araneae (3 itens), Diplopoda (2 itens), Anura (2 itens), Díptera (1 item), Hemiptera (1 item), ao todo foram encontrados 12 categorias de presas. Sendo assim, Isoptera com 100 itens foi a categoria com maior número de itens recuperados, e representou o maior percentual de freqüência de ocorrência (181.81%). Após o calculo do N% verificamos que os maiores valores foram encontrados para Isoptera (23,48), Formicidae (10,69) e Vegetais (5,97), ja para o P%, os estômagos que obtiveram os maiores valores após a analise foram Orthoptera (20,67), Anura (19,86) e Isoptera (17,41). Após a análise dos estômagos verificou-se que as categorias de presa que apresentaram maior importância foram respectivamente Isoptera (22.848), Formicidae (18.343) e Orthoptera (17.333).
CONCLUSÃO:
Após observarmos a composição da dieta da espécie, ao contrário do que é observado em outras espécies do gênero Leptodactylus, que evitam consumir formigas (Toft, 1981), esta categoria está presente na dieta de L. lineatus, representando significativa importância em relação à quantidade de itens ingeridos já que esteve presente na maioria dos estômagos, porém a categoria que obteve o maior número absoluto e maior importância os estômagos foram analisados foi a Isoptera.
Instituição de Fomento: CNPQ -Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Dieta, Leptodactylidae, lineatus.