Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E NUTRICIONAL DE RESÍDUO MADEIREIRO E AGROINDUSTRIAL COMO SUBSTRATO DE CULTIVO DE COGUMELOS.
André Luiz Borborema da Cunha 1
Ceci Sales-Campos 2
Maria de Jesus Coutinho Varejão 2
Lídia Medina Araújo 3
1. Aluno graduando de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM
2. Dra. Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
3. Profª. Dra. da Universidade Federal do Amazonas- UFAM
INTRODUÇÃO:
A produção de cogumelos necessita do conhecimento do substrato que possa nutrir adequadamente o fungo, portanto este trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil físico-químico e bromatológico de matérias-prima e substratos que são utilizados no cultivo de fungos comestíveis, avaliando a capacidade de fornecer condições favoráveis ao desenvolvimento e crescimento micelial.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado nos Laboratórios de Fungos Comestíveis e de Química da Madeira do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e na Central Analítica da Universidade Federal do Amazonas. Os substratos utilizados foram: BAN-MP (engaço de banana), AÇA-MP (semente de açaí), SIA-BAN-SUPL (engaço de banana suplementado), SIA-AÇA-SUPL (semente de açaí suplementado), MIX-SIA-BAN-AÇA-SUPL (engaço de banana+semente de açaí suplementado), MIX-SIA-BAN-MA-NÃO-SUPL (engaço de banana+serragem de marupá não suplementado), MIX-SIA-BAN-AÇA-NÃO-SUPL (engaço de banana+semente de açaí não suplementado), MIX-SIA-BAN-CA-NÃO-SUPL (engaço de banana+serragem de cajuí não suplementado). As analises físico-químicas foram de sólidos solúveis, pH, nitrogênio, carbono e taninos. As analises de composição centesimal foram de proteínas, teor de lipídios, conteúdo de umidade, massa seca, teor de cinzas e carboidratos totais.
RESULTADOS:
O conteúdo de nitrogênio (N %) observado foi de (0,78%) para BAN-MP e (0,48%) para a AÇA-MP sendo superior quando suplementado nos demais substratos. O teor de carbono foi superior na matéria-prima AÇA-MP (40,91%) contribuindo para um maior nível no seu substrato suplementado (43,14%). A relação C:N foi maior na matéria-prima AÇA-MP (85,23%). Os valores de pH variaram de 6,86 a 10,01. A matéria-prima semente de açaí AÇA-MP (6,86) influenciou no pH do substrato SIA-AÇA-SUP (7,62) no qual o pH ficou mais próximo dos ideais para a maioria dos fungos. Na análise dos taninos na matéria-prima engaço de banana (BAN-MP) observou-se em teste qualitativo e quantitativo a maior presença de taninos pirocatéquicos (3,77%), constatando que nos substratos onde ocorre a presença da materia-prima BAN-MP há necessidade de se fazer redução do teor de taninos. Os valores de proteína e lipídios foram baixos, aumentando nos substratos com a suplementação. O conteúdo de cinzas foi alto na matéria-prima engaço de banana (BAN-MP) 16,99% e menor na semente de açaí AÇA-MP 2,24%. A umidade das amostras variou de 5,84 a 11,48%, sendo considerada baixa. O percentual de carboidratos totais na matéria-prima foi maior em AÇA-MP: 93,71%.
CONCLUSÃO:
A matéria-prima semente de açaí possui pH e relação C:N mais adequado para o cultivo de cogumelos e não foi verificada a existência de inibidores de crescimento nesses substratos, enquanto que no engaço da banana foi detectada a presença de taninos do tipo pirocatéquicos, onde há a necessidade de se fazer redução na concentração deste teor de taninos.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: resíduos orgânicos, substrato, taninos pirocatéquicos.