Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O SURGIMENTO DO SUBCENTRO COMERCIAL LOCALIZADO ENTRE AS AVENIDAS ATAÍDE TEIVE E SÓLON RODRIGUES PESSOA E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE BOA VISTA – RORAIMA
Morais, Roseane Pereira 1
Rodrigues, Vivian Karinne Morais 2
Veras, Antonio Tolrino de Rezende 3
1. Graduando em Geografia – Bolsista CNPq, Departamento de Geografia - Universidade
2. Graduando em Geografia – Bolsista CNPq, Departamento de Geografia - Universidade
3. Professor Doutor da Universidade Federal de Roraima/ IGEO – Departamento de Geog
INTRODUÇÃO:
Com o aparecimento e desenvolvimento de novos centros comerciais na cidade de Boa Vista, a área central vem apresentando transformações em algumas de suas funções. Em muitos serviços ela sofre a concorrência dos subcentros. Isto nos leva a uma série de interrogações. A área central vem perdendo importância no conjunto da vida de Boa Vista, em decorrência da descentralização de seus serviços? Quais as transformações operadas em suas funções? A organização do espaço da área central ressentiu-se dessas transformações? Assim, buscaremos, nessa pesquisa, encontrar respostas para essas interrogações. Levando em consideração que, o significativo crescimento populacional da cidade de Boa Vista nos últimos 20 (vinte) anos têm gerado uma expansão do tecido urbano, associada à necessidade de moradia, trabalho e, conseqüentemente, aumento do consumo. Esses e diversos outros fatores impulsionaram o surgimento de um fenômeno importante na configuração atual da cidade: o surgimento desses referidos subcentros comerciais na capital de Roraima. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo analisar as características funcionais e as transformações do subcentro comercial localizado entre as Avenidas Ataíde Teive e Sólon Rodrigues Pessoa.
METODOLOGIA:
Para alcançarmos o objetivo proposto faremos um levantamento de diversos estudos de autores como Aloísio Duarte, Flávio Villaça, Milton Santos, entre outros que trabalham sobre a temática. Bem como, levantamento georreferenciado dos equipamentos e serviços existentes no referido subcentro para gerar mapas temáticos sobre a dinâmica local.
RESULTADOS:
Como resultados parciais percebeu-se que Boa Vista é uma cidade em constante crescimento, este fator levanta uma série de complexidades e transformações no espaço geográfico e das ações que nele ocorre. Com a expansão territorial e o surgimento de novos bairros era preciso que houvesse uma estrutura comercial que atendesse as necessidades da população local. É nesse contexto que surgem os subcentros comerciais com suas características similares com o centro indutor e sua diversidade comercial possui uma dinâmica essencial dentro do conjunto sócio-espacial da cidade.
CONCLUSÃO:
. Esperamos que os resultados finais desta pesquisa possam contribuir para o enriquecimento de futuros trabalhos voltado para esta temática, lembrando que são poucos os estudos sobre subcentros comerciais das cidades médias, como Boa Vista, além de proporcionar uma visão ampla sobre a dinâmica de organização dessas novas centralidades no espaço urbano.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: tecido urbano, subcentros comerciais, nova centralidade.