Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
INVENTÁRIO TURISTICO DO MUNICÍPIO DE IRACEMA - DESCRIÇÃO FOTOGRÁFICA.
Arecia Guivares 2
Francisco da Silva 3
Rosângela Peixoto 4
Valter Neles 5
1. Acadêmica do curso de graduação em Turismo da UERR. E-mail: sp.roraima@gmail.com
2. Acadêmico do curso de graduação em Turismo da UERR. E-mail: sp.roraima@gmail.com
3. Acadêmica do curso de graduação em Turismo da UERR. E-mail: rosangelaturismologa
4. Acadêmico do curso graduação em Turismo da UERR. E-mail: nelesvalter@yahoo.com.b
INTRODUÇÃO:
Foram levantados os valores turísticos da localidade e comunidade do município de Iracema, em um contexto que tem como principais objetivos enfatizar as ofertas turísticas existentes e os valores turísticos dessa localidade, através do conjunto de informações que ressaltaram quais as maiores atrações incentivadoras do deslocamento e a permanência de pessoas nessa localidade, evidenciando seu valor e estabelecendo uma nova relação social entre a hospitalidade e a troca cultural.
METODOLOGIA:
Como se tratam de atrativos turísticos, buscamos os elementos que compõem sua autenticidade, sabendo-se que esta se baseia em três bases; genuinidade, diferenciação e sustentabilidade. Características objetivas que podem ser tangíveis, mensuráveis, quantitativas e qualitativas, e também características subjetivas como as emocionais, sociais e representativas. A sustentabilidade foi o foco deste levantamento, onde foram registradas todas as percepções observáveis nestes espaços. Foi fundamental a análise no local, sabendo-se da importância do registro, e não desqualificando aqueles que não levaram em consideração esta variável.
RESULTADOS:
Ao levantarmos, identificarmos e registrarmos os atrativos como; os serviços, os equipamentos turísticos, as instâncias de governança e a infra-estrutura de apoio ao turismo existentes no município de Iracema, diagnosticamos como é possível formatar e implementar uma metodologia de fácil compreensão para a inventariação da oferta turística, Apoiando de forma descentralizada, a gestão, a distribuição e atualização periódica das informações turísticas, disponibilizando dados confiáveis a respeito da oferta turística da cidade de Iracema, de modo a permitir o diagnóstico das falhas, pontos críticos e de estrangulamento, desajustes entre a oferta e a demanda existentes na localidade e o por último implantar o levantamento da pesquisa realizada no Sistema de Inventariação da Oferta Turística – INVTUR, do Ministério do Turismo.
CONCLUSÃO:
Concluímos que apesar do município de Iracema, no que compete ao poder publico e privado poder contar com mais este instrumento para o apoio á criação de políticas publicas e para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, observamos que estes não disponibilizam a devida importância a estas variáveis, não efetivando seus trabalhos junto aos consumidores de seus serviços.
Palavras-chave: inventariação, infraestrutura, pesquisa, turismo.