Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
COMPARAÇÃO DO ENSINO E DA PRÁTICA DE EMPREENDEDORISMO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA E PRIVADA
Mary Lucia Silva Perim 1
1. Acadêmica do curso de Administração pela Universidade Estadual de Roraima- UERR
INTRODUÇÃO:
A educação empreendedora tornou-se alvo de instituições de ensino em todo o mundo, cada uma focando as peculiaridades regionais onde estão inseridas. As universidades em seu papel de formadora de profissionais para o mercado de trabalho têm diante de si o desafio de avaliar e oferecer as melhores práticas de ensino, onde haja suporte para a criação e ampliação de novas e inovadoras atividades econômicas, impulsionando e estimulando o desenvolvimento da região. Diferentes autores têm avaliado e definido empreendedorismo por diversos prismas. Os economistas relacionam os empreendedores diretamente à inovação, já os comportamentalistas se concentram nas características da criação e da intuição dos empreendedores. Esses estudos examinam as atividades, características, efeitos sociais e econômicos e os métodos de suporte utilizados para promover a atuação empreendedora. Envolve o estudo de: oportunidades (origem, o processo de descoberta, evolução e exploração) e o conjunto de indivíduos que descobrem, evoluem e exploram-nas. O objetivo desse estudo foi analisar o ensino e as práticas de empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior de Boa Vista.
METODOLOGIA:
Utilizou-se de pesquisa de caráter exploratória-descritiva em duas etapas: uma quantitativa e outra qualitativa. A etapa quantitativa envolveu 336 alunos dos cursos de administração a partir do 4º semestre onde se leciona a disciplina de empreendedorismo de duas instituições de ensino superior pública e três privadas. Os dados foram colhidos utilizando-se do survey, com perguntas abertas e fechadas para com os alunos e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de curso. Na análise dos resultados foi empregada a estatística descritiva. Na etapa qualitativa foi feita à análise de conteúdo de entrevistas com os cinco coordenadores dos cursos.
RESULTADOS:
Observou-se que a percepção dos alunos das instituições privadas sobre o que a instituição oferta quanto à formação empreendedora é bem maior que a dos alunos das instituições públicas. Depois em que cursaram a disciplina de empreendedorismo, maior número de alunos das instituições privadas conseguiram visualizar a aplicação em algo relacionado a um negócio, e ainda consideraram que estão sofrendo influência em suas intenções de direcionamento profissional. Foi atribuída aos empreendedores locais, pela maioria dos pesquisados, grande parcela de contribuição ao desenvolvimento econômico da região. Examinou-se que as instituições privadas dão maior incentivo as práticas empreendedoras, e que mais da metade dos alunos das instituições públicas perceberam a necessidade de terem aulas práticas de empreendedorismo, visto que o ensino está mais focado em teorias, com exposição de aulas no formato tradicional, porém, analisados os enfoques das disciplinas que tratam do empreendedorismo, verificou-se que se assemelham, pois evidenciam a importância da ação empreendedora como propulsora da economia.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que os alunos das instituições privadas assimilam a necessidade da formação empreendedora mais que os alunos das públicas, que as instituições privadas procuram dar maior incentivo às práticas de empreendedorismo e que a disciplina de empreendedorismo é um componente instigador do comportamento empreendedor em alunos de curso superior, reforçando a função que as universidades têm de serem facilitadoras e estimuladoras de uma atmosfera favorável ao desenvolvimento de empreendedores.
Palavras-chave: cursos de administração, disciplina de empreendedorismo, edu