Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
INFESTAÇÃO DE MOSCA-NEGRA-DOS-CITROS (Aleurocanthus woglumi) E COCHONILHA-DE-PLACAS (Orthezia praelonga) EM SISTEMA DE PLANTIO AGROFLORESTAL COM OS COMPONENTES LARANJA (Citrus sinensis) E TECA (Tectona grandis) NA AMAZONIA ORIENTAL
Ruy Guilherme Correia 1
Paulo Roberto Silva Farias 1
Raphael Coelho Pinho 1
Arlindo Leal Boiça Junior 2
Anderson Gonçalves da Silva 2
1. Mestrando. Ruy Guilherme Correia (Universidade Federal Rural da Amazônia)
2. Prof. Dr Paulo Roberto Silva Farias (Universidade Federal Rural da Amazônia)
3. Graduando. Raphael Coelho Pinho (Universidade Federal Rural da Amazônia)
4. Prof.Dr Arlindo Leal Boiça Junior (Departamento de Fitossanidade - FCAV/UNESP)
5. Doutorando. Anderson Gonçalves da Silva (Departamento de Fitossanidade - FCAV/UN
INTRODUÇÃO:
Os sistemas agroflorestais são vistos como importante modo de produção na Região Amazônica. Dentre os principais benefícios dessa pratica podemos citar a proteção do solo, menor agressão ao meio ambiente, maior fixação do homem do campo, e, em alguns casos redução dos insetos praga. Entre as pragas que mais preocupam os citricultores no estado do Pará, a mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi) e a cochonilha-de-placas (Orthezia praelonga), destacam-se como sendo os principais insetos sugadores de seiva da região. No entanto, poucos são os estudos dessas em Sistemas Agroflorestais (SAF’s) na região Amazônica. Dessa forma objetivou-se com o presente trabalho avaliar a infestação natural de mosca-negra-dos-citros e cochonilha-de-placas em sistema de plantio agroflorestal com os componentes laranja (citrus sinensis) e Teca (tectona grandis) na Amazônia oriental. Avaliou-se o número de plantas com presença de mosca-negra e ortézia na área total do experimento (1664 plantas).
METODOLOGIA:
Realizou-se 12 amostragens durante o período de setembro de 2008 a outubro de 2009. Para comparação da infestação fez-se análise de variância (ANOVA), aplicando-se o Teste de Tukey para a separação das médias. Fez-se também correlações lineares de Pearson para se analisar o número de plantas com presença da praga com ás variáveis, precipitação pluviométrica (mm) e temperatura (oC).
RESULTADOS:
Os resultados obtidos mostraram infestação maior de O. praelonga comparado a A. woglumi com respectivos 52,33 e 32,00 valores esses significativos a 1% de probabilidade, para o período avaliado.
CONCLUSÃO:
As correlações não mostraram diferença estatística para precipitação média mensal, porém houve diferença para temperatura média mensal na infestação das pragas em estudo, com r = 0,6077* para mosca-negra-dos-citros e r = 0, 6652* para a cochonilha-de-placas.
Palavras-chave: Citrus sinensis, infestação natural, Insecta, mosca-negra, ortézia, Tectona grandis.