Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
APLICAÇÃO DA TEORIA ATOR-REDE COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE PARA INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE PERÍCIAS
Verônica do Socorro Lima Neves de Oliveira 1
Madalena Borges 2
1. Analista de crédito INCRA Bacharel em Comunicação Social
2. Prof. UFRR, DSc. Engenharia de Produção- ITOI
INTRODUÇÃO:
Conforme levantamento estatístico somente 10% das denuncias dos crimes cometidos chega a gerar um processo. O inquérito policial do qual o laudo pericial é uma parte essencial, muitas vezes não chega a termo satisfatoriamente comprometendo todo o processo criminal. Buscando compreender a razão de índices tão baixos de sucesso na geração do laudo pericial, aplicou-se a teoria ator-rede para representar a rede das organizações envolvidas e o fluxo de informação entre elas visando, a partir de uma representação adequada, identificar os problemas que comprometem desempenho das organizações.
METODOLOGIA:
Segundo a teoria, ator-rede os eventos, artefatos bem como os enunciados científicos são resultantes da integração de diversos tipos de atores dentro de uma ou mais redes sócio-técnicas. Esse é o pressuposto da teoria ator-rede, inicialmente proposta por Callon-Latour, no âmbito da sociologia da ciência. Consoante este pressuposto, a análise do sucesso ou do insucesso da produção sócio-técnica, depende da configuração da rede e do papel desempenhado pelos diferentes atores, humanos e não humanos. A partir do método apresentado foi desenvolvido um conjunto de procedimentos a serem aplicados na análise das três organizações responsáveis na elaboração do laudo pericial. O padrão resultante obedeceu à seguinte ordem: mapeamento organizacional, análise dos setores responsáveis pela geração dos produtos periciais; mapeamento interno, visitas e análise de notícias, documentos e estatísticas. Passou-se então para a fase de entrevistas semi-estruturadas.
RESULTADOS:
O resultado da realização da pesquisa permitiu identificar alguns pontos da rede que oferecem resistência ao fluxo de informações, elemento essencial para a conclusão do laudo pericial final. Entre os pontos a serem destacados temos: a resistência da perícia técnica em compartilhar suas informações, a falta de equipamentos e insumos para a realização do trabalho pericial, falta de um banco de dados compartilhado, falta de comunicação entre as organizações, ausência de feedback às instâncias envolvidas.
CONCLUSÃO:
A partir das conclusões acima foi possível a identificação e proposição de um conjunto de ferramentas de groupware para integração das organizações responsáveis pela elaboração do laudo pericial.
Instituição de Fomento: Secretaria de Segurança Pública
Palavras-chave: segurança pública, análise organizacional, redes sócio-técnicas.