Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
DISPERSÃO DE SEMENTES POR AVES EM DUAS ÁREAS DE SAVANA EM RORAIMA (CAUAMÉ E AGUA BOA)
Julian Quitiaquez 1
Reinaldo Imbrozio Barbosa 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
INTRODUÇÃO:
Muitos trabalhos abordam a frugivoria/dispersão de sementes considerando apenas uma espécie de ave ou de planta. Ainda são poucos os estudos que abordam as interações entre comunidades de aves que se alimentam de frutos e sementes e as espécies vegetais utilizadas. O objetivo deste estudo foi o de identificar as potenciais espécies de aves dispersoras de sementes em duas áreas de lavrado (savana) em Roraima: Monte Cristo e Água Boa.
METODOLOGIA:
A coleta de dados foi realizada entre setembro de 2009 e janeiro de 2010 correspondendo ao período seco regional. Foram realizadas 15 expedições, sendo nove na área de Monte Cristo e seis no Água Boa. O método de coleta utilizado foi o de redes de neblina com um esforço amostral total de 75 h/rede. As aves capturadas foram depositadas em sacos de pano para a coleta voluntária das fezes, posteriormente o bolo fecal foi triado e analisado em lupa (40X) para identificação dos diferentes componentes (sementes, solo, outros tecidos vegetais e insetos) presentes na dieta dos indivíduos. As sementes encontradas foram morfotipadas.
RESULTADOS:
Ao todo foram capturados 48 indivíduos de 13 espécies pertencentes a sete famílias: Água Boa - 18 indivíduos (11 espécies) e Monte Cristo - 30 indivíduos (6 espécies; principalmente Columbina passerina). A área do Água Boa apresentou a maior diversidade (H´=0,97), enquanto Monte Cristo resultou em uma diversidade inferior (H´=0,38). As duas áreas possuem uma baixa similaridade (Ss = 47,1%) na composição de espécies, com apenas 4 espécies comuns. Das sementes analisadas foram classificados 20 morfotipos nas duas áreas. Taxonomicamente a maioria dos morfotipos indicava ser de Moncotiledôneas, em especial Poaceae e Cyperaceae, com algumas poucas Dicotiledôneas visualizadas, em especial leguminosas herbáceas e arbóreas frutíferas (Byrsonima spp.).
CONCLUSÃO:
A baixa similaridade encontrada entre as duas áreas pode ser explicada pela limitação do método e o baixo esforço amostral, precisando ser ampliado para outras fases do ano.
Palavras-chave: AVES, DISPERSÃO, SAVANAS.