Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
DINÂMICA POPULACIONAL DE MOSCA-NEGRA-DOS-CITROS (Aleurocanthus woglumi Ashby, 1915) EM POMARES DE CITROS EM SISTEMA DE PLANTIO CONVENCIONAL COMPARADOS AO AGROFLORESTAL NO ESTADO DO PARÁ
Ruy Guilherme Correia 1
Paulo Roberto Silva Farias 1
Raphael Coelho Pinho 1
Arlindo Leal Boiça Junior 2
Anderson Gonçalves da Silva 2
1. Mestrando. Ruy Guilherme Correia (Universidade Federal Rural da Amazônia)
2. Prof. Dr Paulo Roberto Silva Farias (Universidade Federal Rural da Amazônia)
3. Graduando. Raphael Coelho Pinho (Universidade Federal Rural da Amazônia)
4. Prof.Dr Arlindo Leal Boiça Junior (Departamento de Fitossanidade - FCAV/UNESP)
5. Doutorando. Anderson Gonçalves da Silva (Departamento de Fitossanidade - FCAV/UN
INTRODUÇÃO:
Os Sistemas Agroflorestais (SAF´s) são vistos como uma forma de diminuir a pressão de desmatamento sobre áreas de floresta primária provocada pelo modelo de agricultura convencional de corte e queima na Amazônia (SMITH et al. 1998). Dentre os principais benefícios da utilização de sistemas agroflorestais destacam-se a fixação do homem no campo, diversificação das fontes de renda e otimização do uso da terra aliado a proteção e melhor estruturação do solo (SANCHES, 1995).
Importante para a economia do estado, a citricultura no estado do Pará atingiu índices elevados de crescimento nos últimos dez anos (IBGE, 2009). Entre os insetos pragas que mais preocupam os citricultores no estado do Pará, a mosca-negra-dos-citros, Aleurocanthus woglumi Ashby, 1915 (Sternorrhyncha: Aleyrodidae) destaca-se por acarretar danos diretos e indiretos ás plantas cítricas, além de se constitui praga quarentenária presente ou A2 de alerta máximo, restringindo o comércio com outras regiões livres da praga (MAPA, 2009).
METODOLOGIA:
O sistema de plantio convencional é constituída por um pomar de laranjeiras da variedade “Pêra Rio” (C. sinensis), enxertadas em limão cravo (Citrus limonia Osbeck) plantadas em espaçamentos de 5 x 7 m, apresentando 7 anos de idade; dispostas em 32 fileiras com 44 plantas por fileira. Já a área constituída pelo sistema agroflorestal (SAF’s) é composta de plantas de citros de mesma variedade, porta-enxerto, idade e espaçamento das laranjeiras do sistema convencional, também distribuídas em 32 fileiras, porém com 52 plantas de citros por fileira. Para ambos os sistemas de plantio, convencional e agroflorestal a densidade de plantio é da ordem de 285 laranjeiras por hectare.
O levantamento populacional foi realizado em 100% das plantas do talhão (sistema de avaliação em varredura), avaliando-se a presença ou ausência de ninfas e adultos vivos de A. woglumi. Realizou-se 12 amostragens durante o período de setembro de 2008 a outubro de 2009.
RESULTADOS:
O maior índice de plantas com presença de mosca-negra-dos-citros no sistema agroflorestal em relação ao sistema convencional pode estar relacionada ao micro-clima propiciado pelo sombreamento das plantas de Teca nos períodos mais quentes e de pouca precipitação, como também a proteção mecânica ao impacto das gotas de chuva no período de precipitação elevada.
CONCLUSÃO:
O sistema de plantio agroflorestal mostrou maior incidência de plantas com presença de mosca-negra-dos-citros comparado ao convencional.
Houve influência da temperatura na regulação da população de mosca-negra-dos-citros.
Precipitações elevadas reduziram o número de plantas com presença de A. woglumi.
Palavras-chave: Aleyrodidae, sistemas agroflorestais, Tectona grandis.