Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
ANALISE DA VIABILIDADE DE FORMAÇÃO DE REDES DE COOPERAÇÃO NA AMAZÔNIA: O CASO DA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO DE UNIFORMES EM BOA VISTA
Leilane Silva do Espírito Santo 1
Eduardo Bayma Oestreicher 2
Edgar Reyes Júnior 3
1. Acadêmica do curso de graduação em Administração da UERR
2. Acadêmico do curso de graduação em Administração da UERR
3. Doutorando em Administração na USISINOS e Prof. Assistente na UFRR, Orientador.
INTRODUÇÃO:
O atual contexto do mercado globalizado, no qual a instabilidade da vantagem competitiva vem influenciando as empresas a manterem-se em constante adaptação, através de novas formas e modelos de gestão, com intuito de conquistar e consolidar posições competitivas no mercado. Assim surgem as redes interorganizacionais como estratégia alternativa para que a empresa se firme no contexto competitivo. As redes de colaboração são empreendimentos menos formalizados, baseados na confiança e cooperação, nos quais a interdependência entre as organizações as torna mais fortes e mais dependentes da parceria. Baseadas na cooperação, as redes têm como objetivo principal potencializar os lucros de seus associados, sendo que, dentro dos benefícios que a rede promove destacam-se a flexibilidade e economia de escalas similares a das grandes empresas, entretanto, associar-se a uma rede é um desafio, pois envolve um relacionamento aberto com outros empresários e a participação em conjunto na tomada de decisões. Este estudo trata sobre as redes de empresas, analisou o setor de confecções de uniformes, acerca da possibilidade de formação de uma rede de empresas, caracterizada por meio da influência da confiança, dos fatores motivadores e inibidores e ainda foi efetuada a análise de redes sociais.
METODOLOGIA:
A fim de avaliar por meio de medidas quantitativas de poder, tais como grau de centralidade, proximidade e intermediação, bem como a posição de cada organização em relação às demais da rede, quanto a possibilidade de formação de redes, a pesquisa caracteriza-se pelo enfoque descritivo, de corte transversal, de caráter quantitativo aplicado através de survey. A escolha das primeiras empresas deu-se por meio da pesquisa nos meios de comunicação e o processo de localização das seguintes deu-se através do sistema “bola de neve”, em 3 ondas. Após a tabulação dos dados com o software Microsoft Excel, estes foram transportados para matrizes quadráticas, e alguns indicadores analisados também pelo uso de uma matriz dicotômica a partir de uma imagem de matriz binária, com matriz de pré-imagem ator-ator. Então as informações foram transferidas para os softwares UNICET 6.289 e PAJEK 1.19, para a análise de redes sociais, que analisa a rede enquanto sociogramas matriciais.
RESULTADOS:
Verificou-se a distinção de três redes de empresas no ramo em questão, sendo que as principais atividades a serem compartilhadas, são: transporte de matéria prima ou produtos, assistência técnica, aquisição de matéria prima ou produtos e, publicidade e propaganda, quanto às informações que estas empresas compartilhariam as principais são: o custo de matérias primas, fontes de fornecimento e tecnologias. Também foi observado que, dentre os principais objetivos comuns para a formação de redes das empresas encontram-se o aumento do poder de negociação, exercer maior influência no mercado e a busca por estabilidade frente às mudanças do mercado, já dentre as necessidades para associar-se a uma rede estão a dificuldade de contratação de pessoal qualificado, o alto custo de campanhas publicitárias e o alto custo de treinamento. Durante a investigação algumas empresas, citaram que já estava sendo elaborada a criação de uma central de compras por meio do sindicato, entretanto a idéia ainda não foi efetivada.
CONCLUSÃO:
Os resultados demonstraram que formação de redes de empresas é viável e apontam que a maior parte do total das empresas analisadas aceitaria se associar em rede e compartilhar determinadas atividades com outras empresas. Foram identificadas ainda, as características das empresas, as medidas de poder e a quantidade de empresas dentro das respectivas redes, facilitando a compreensão e fornecendo dados para a possível formação de redes de empresas, visando obter os benefícios dessa estratégia.
Palavras-chave: formação de redes de empresas, análise de redes interorganizacionais, confiança entre empresas.