Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA
Elizânia de Souza Campos 1
1. UNINTER
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa trata da importância da metodologia de Resolução de Problemas nas aulas de Física do Ensino Médio. A falta de diferentes abordagens metodológicas e a desatualização curricular são fatores que colaboram para o distanciamento do educando com a disciplina, constatados em baixos índices de aprendizagem, presentes principalmente, na série inicial do EM. A metodologia que propomos é um resgate de algo muitas vezes esquecido por nós professores contemporâneo: ensinar aos nossos alunos a compreender o problema, analisar qual o melhor método para resolver o problema, resolução do problema e indicar o resultado.
METODOLOGIA:
A pesquisa é voltada para acadêmicos, professores e pesquisadores da área de Ensino de Física que venham desenvolver uma reflexão sobre como utilizar a metodologia de resolução de problemas no Ensino de Física visando promover a aprendizagem baseada em problemas. Para isso foi feito um levantamento de literatura a respeito do tema escolhido. Dentre os autores pesquisados os de maior relevância para este trabalho foram Polya (1957), Vila e Sierra (2009) e Gil (2009). A partir da leitura dos livros e artigos desses respectivos autores foram feitos fichamentos. Este recurso possibilitou uma melhor interpretação da contribuição de cada autor ao tema. A partir disso, foi elaborado o texto de desenvolvimento, entrelaçando-se as idéias dos autores.
RESULTADOS:
A fim de compreender em que consiste o processo de resolução de problemas a pesquisa descreve como se deve induzir quem resolve problemas de todos os tipos, mesmo os que não são de matemática. Essas etapas de resolução auxiliam o educando, orientando-o durante o processo de resolução. Apresentamos: 1ª Etapa - Compreensão do Problema: O educando deve procurar responder às seguintes questões: Qual é a incógnita? Quais são os dados do problema? Tenho como resolver o problema a partir dos dados? 2ª Etapa – Construção de uma Estratégia de Resolução: O educando deve achar as conexões entre os dados e a incógnita e, se possível, buscar em sua memória se já resolveu algum problema semelhante. A partir dos dados, deve buscar uma fórmula ou teorema que possa ajudá-lo em sua resolução. 3ª Etapa – Executando a Estratégia: Um dos erros mais cometidos pelos educandos é pular esta etapa, pois, para muitos, é a mais fácil. O objetivo desta etapa é justamente verificar cada passo da resolução do problema proposto, verificando que a estratégia escolhida é a mais correta. 4ª Etapa – Revisando a Solução: O educando, ao cumprir todas as três etapas anteriores, deve examinar atentamente a solução encontrada, verificando todos os resultados e argumentos utilizados no decorrer da resolução.
CONCLUSÃO:
As tarefas de resolução de problemas precisam ser implantadas com muito cuidado e prévio planejamento pelo professor. Este deve levar em conta o estilo de ensinar, os objetivos a serem alcançados e as atividades a serem desenvolvidas, pois pode se tornar uma tarefa difícil e tediosa para os estudantes. Entender o problema constitui um passo crucial para sua solução, por isso, o professor deve apresentar claramente aos estudantes a maneira de proceder para alcançar os objetivos.
Palavras-chave: Ensino médio, física, Resolução de problemas.