Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
Odonatofauna em duas Grades de Savana do PPBio em Boa Vista, Roraima
José Wlcleber Leal Castro 1
Fernado Robert Sousa da Silva 2
Lorrane Aesha Malta Feitoza 3
Ruth Caroline Prill Gomes 4
Vânia Graciele Lezan Kowalczuk 5
1. Graduando em Ciências Biológicas,UFRR-Bolsista PIBIC,UFRR- wl_cleber@hotmail.com
2. Graduando em Ciências Biológicas da UFRR-Bolsista PIBIC,CNPQ
3. Graduanda em Ciências Biológicas da UFRR-Bolsista CENBAN
4. Graduanda em Ciências Biológicas da UFRR-Bolsista PIBIC,CNPQ
5. Prof.Dr.-Centro de Estudos da Biodiversidade-UFRR-Orientadora
INTRODUÇÃO:
Odonata constitui uma ordem relativamente pequena de macroinvertebrados bentônicos importante para a dinâmica de nutrientes, transformação de matéria e o fluxo de energia. Durante o período larval, podem habitar toda sorte de ambientes aquáticos, o que os tornam plenamente adequados à utilização como bioindicadores da qualidade da água. O objetivo deste estudo foi identificar a diversidade de macroinvertebrados bentônicos mais especificamente da Ordem Odonata no estado de Roraima nas grades do PPBIO/RR.
METODOLOGIA:
As amostragens foram coletadas no Campus do Cauamé e no Campus Experimental Água Boa, ambos os locais situados no município de Boa Vista-RR, Brasil. As amostragens e coleta do material zoológico foram realizadas dentro do período de um ano. Em cada igarapé das áreas de estudo foi demarcado um trecho de 50m, onde foram realizadas as coletas das larvas, utilizando rede entomológica tipo “D” com malha de 250 micra. Uma pré-triagem in locu foi realizada com o auxilio de bandejas plásticas e pinças. Após a pré-triagem, o material remanescente foi colocado em sacolas etiquetadas e fixado com etanol a 96%. A triagem do material remanescente e a identificação das larvas de Odonata foram feitas sob estereomicroscópio no Laboratório de Invertebrados Aquáticos–UFRR. Foram realizadas 5 coletas no total, 3 no Campus Experimental do Cauamé e 2 no Campus Experimental do Água Boa, sendo que a triagem ainda está em andamento. Em cada local de coleta foram medidos os parâmetros físico-químicos da água.
RESULTADOS:
Na primeira coleta no trecho 1 do Cauamé, foi observado a presença de 17 indivíduos em duas famílias de Odonata, sendo: Coenagrionidae (5,8%) e Libellulidae (94,2%). O trecho 2, obteve a presença de12 indivíduos em duas famílias, sendo: Coenagrionidae (16,6%) e Libellulidae (83,4%). Na segunda coleta, no trecho 1 foi observado a presença de 36 indivíduos, distribuídos nas mesmas famílias, sendo: Coenagrionidae (2,7%) e Libellulidae (97,3%). No trecho 2, foi observado a presença de 17 indivíduos nas mesmas famílias, sendo: Coenagrionidae (29,5%) e Libellulidae (70,5%). Na coleta referente à Água Boa, os resultados indicaram a presença de 30 indivíduos distribuídos em 3 famílias de Odonata, sendo: Aeshnidae (3,4%), Coenagrionidae (30,0%), e Libellulidae (66,6%). Analisando os resultados vimos que a diversidade de Odonata nas duas áreas estudadas diferiu, uma vez que a família Aeshnidae foi coletada apenas na Água Boa. Um dos fatores que podem ter contribuído para essa diferença foi a quantidade de O2 dissolvido na água nos locais estudados, pois no Cauamé na primeira coleta a taxa de oxigênio dissolvido na água no Trecho 1 foi de 2,44 mg/L e no Trecho 2 de 2,17 mg/L, enquanto na coleta seguinte foi de 3,52mg/L e 0,49mg/L, respectivamente, no Água Boa a taxa de O2 foi de 3,81mg/L.
CONCLUSÃO:
Os resultados mostram maior riqueza de famílias de Odonata na Grade do Água Boa, o que indica uma qualidade melhor da água na mesma em relação a Grade do Cauamé, necessitando de mais estudos para confirmação destes primeiros resultados.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: bioindicadores, macroinvertebrados aquáticos, oxigênio dissolvido.