Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
BIOMETRIA E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MOGNO (Swietenia macrophylla King.)
Bruna de Sousa Simões 1
Zilvanda Lourenço de Oliveira Melo 2
Filomena Ferreira Santiago 3
Lena da Silva Chaves 4
Maria Astrid Rocha Liberato 5
1. Bolsista de Iniciação Científica INPA/CNPq, LABPALM brunnasimoes22@gmail.com
2. Ciencias Biológicas /Dr, INPA/ LABPALM, Pesquisador/Orientador zil@inpa.gov.br
3. Ciência Biológicas/Msc, INPA/ LABPALM,Técnico santiago @inpa .gov.br, lenachav@
4. Ciências Biológicas/Dr, UEA/Prof. aliberato@argo.com
INTRODUÇÃO:
Swietenia macropylla conhecida vulgarmente como mogno, pertence à família Meliaceae, destaca-se pelo seu potencial econômico, principalmente pelo uso de sua madeira altamente resistente muito utilizada na fabricação de móveis e pelo papel que desempenha na conservação da biodiversidade, uma vez que os seus brotos foliares fazem parte da dieta alimentar de um grupo de primatas, além de ser uma espécie importante nos planos de manejos florestais. Contudo a mesma configura na lista das espécies protegidas de extinção, o que torna fundamental os estudos envolvendo o ciclo de vida dessa espécie e estratégias de estabelecimentos de plântulas. Assim, este trabalho tem como objetivo caracterizar a semente de S. macropylla, com relação aos aspectos biométricos, viabilidade e vigor.
METODOLOGIA:
Os frutos foram coletados em Agosto de 2010 no campus do Instituto Nacional de pesquisa da Amazônia-INPA, AM. As sementes foram beneficiadas de forma manual e, posteriormente caracterizadas biometricamente medindo-se o comprimento e a largura utilizando-se um paquimétro. Para os testes de germinação foram utilizados dois tratamentos: com e sem tegumento ambos compostos de quatro repetições de 25 sementes cada, semeadas em bandejas plásticas medindo 50 x 20 x 6 cm, contendo vermiculita como substrato, e acondicionadas em temperatura ambiente. Foi considerada como semente germinada aquela que apresentou protusão de radícula. Calculou-se a porcentagem de germinação (%), tempo inicial (TI), tempo médio (TM), tempo final (TF) e o índice de velocidade de germinação (IVG).
RESULTADOS:
A semente apresentou em média 87,23 mm de comprimento, 15,35 mm de largura e 0,461g de massa fresca. As sementes postas para germinar com tegumento iniciaram a germinação aos dez dias após semeadura e sem tegumento aos sete dias, com 81% e 92% de sementes germinadas respectivamente, finalizando o processo aos 18 dias de semeadura (os dois tratamentos). A germinação é caracterizada como hipógea criptocotiledonar. As sementes germinadas com tegumento apresentaram um tempo médio de germinação de 12,25 dias, com índice de velocidade de germinação de 1,42 e as geminadas sem tegumento 8,0 dias de tempo médio de germinação e 1,94 de índice de velocidade de germinação.
CONCLUSÃO:
Pelos resultados observou-se que o tegumento não pode ser considerado como impedimento mecânico ou de impermeabilidade para a germinação das sementes S. macrophylla. Apesar do tratamento sem tegumento ter apresentado índices maiores, no geral as sementes apresentaram alta germinabilidade e velocidade de germinação, assim como baixo tempo médio independente do tratamento adotado (com e sem tegumento), sugerindo com isso características de espécie cuja estratégia é de estabelecimento rápido.
Instituição de Fomento: INPA/CNPq
Palavras-chave: Amazônia, Meliaceae, processo germinativo.