Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
DESEMPENHO PRODUTIVO DE HÍBRIDOS DE ARROZ IRRIGADO EM TRÊS DENSIDADES DE SEMEADURA EM VÁRZEA DE RORAIMA
Antonio Carlos Centeno Cordeiro 01
Francisco Clemilto da Silva Maciel 02
Ruy Guilherme Correia 02
1. Embrapa Roraima. Eng.Agr. Dr. Pesquisador
2. Universidade Federal de Roraima. Eng.Agr., Mestrando em Agronomia
INTRODUÇÃO:
Em Roraima, o agronegócio do arroz tem participação significativa na geração de emprego, renda e no Produto Interno Bruto (PIB), sendo uma das poucas cadeias produtivas efetivamente estabilizadas.Fazem parte da Cadeia Produtiva, 14 agroindústrias que comercializam 27 marcas de arroz produzido no estado. Entre as ações de pesquisa voltadas para o desenvolvimento e lançamento de novas cultivares, a obtenção de hibridos é estratégica, considerando que esses podem obter rendimentos em torno de 20% acima do potencial das cultivares comerciais hoje cultivadas. Assim, o objetivo deste trabalho foi o de avaliar o desempenho produtivo de híbridos de arroz irrigado em três densidades de semeadura em comparação com cultivares testemunhas em área de várzea de cerrado de Roraima.
METODOLOGIA:
Foram avaliados dois híbridos de arroz provenientes do convênio Embrapa e CIRAD/França: H1 (CIRAD 464(M)x SBT 67(F)) e H2 (CIRAD 464(M) x SBT 106 (F)) combinados em três densidades: 15, 30 e 50 kg/ha de sementes, que foram comparados às cultivares testemunhas BRS Jaçanã(C1) e Roraima(C2) e IRGA 417 (C3) cujas densidades de semeadura foram fixas, ou seja, em torno de 100 kg/ha. Foi utilizado delineamento experimental de blocos ao acaso com nove tratamentos (H1D1;H1D2;H1D3;H2D1;H2D2;H2D3; C1;C2 e C3) e quatro repetições totalizando 36 tratamentos. As características avaliadas foram altura, floração média, ciclo, comprimento da panícula, número de perfilhos e panículas por m2 e produtividade de grãos em kg.ha-1. Foram realizadas análises de variância individuais para todas as características e utilizado o teste de Scott & Knott para comparação das estimativas das médias obtidas.
RESULTADOS:
Os melhores resultados foram alcançados pelo híbrido H2, que foi precoce(ciclo em torno de 100 dias), apresentou maior comprimento de panículas (29 e 30 cm), maior número de panículas por m2 (261 e 300) e as maiores produtividades (7.338 e 7.879 kg/ha) nas densidades de 15 e 30 kg/ha de sementes, respectivamente.A cultivar testemunha mais produtiva foi a BRS Jaçanã com ciclo de 115 dias,comprimento da panícula com 28 cm, 249 panículas por m2 e produtividade de 5.972 kg.ha-1. Em 2010, o híbrido H2 foi lançado para cultivo no Rio Grande do Sul com a denominação BRSCIRAD 302
CONCLUSÃO:
Conclui-se que o híbrido BRSCIRAD 302 mostra-se promissor para cultivo em várzeas de Roraima.
Instituição de Fomento: Embrapa Roraima
Palavras-chave: Oryza sativa L, melhoramento genético, manejo cultural.