Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE ARROZ IRRIGADO COM TOLERÂNCIA À HERBICIDAS EM VÁRZEA DE RORAIMA
Antonio Carlos Centeno Cordeiro 1
Francisco Clemilto da Silva Maciel 2
Ruy Guilherme Correia 2
1. Embrapa Roraima. Eng.Agr. Dr. Pesquisador
2. Universidade Federal de Roraima. Eng.Agr., Mestrando em Agronomia
INTRODUÇÃO:
Dentre as plantas daninhas que ocorrem nas lavouras de arroz irrigado em Roraima, o arroz-vermelho é a mais importante.Os prejuízos relacionados à competição com as plantas da lavoura podem causar perdas de até 55% na produtividade de grãos Como o arroz vermelho pertence à mesma espécie do arroz cultivado (Oryza sativa L), representa um problema sério pois seu controle não pode ser realizado com herbicidas comumente usados para o controle de outras plantas daninhas, normalmente seletivos ao arroz. No entanto, cultivares de arroz irrigado tolerantes à herbicidas controlam eficientemente o arroz vermelho e outras espécies de plantas daninhas.O sistema denominado Clearfield® , desenvolvido pela Universidade de Lousiana (E.U.A) em cooperação com a BASF, possibilita a reutilização de áreas com excessiva infestação por arroz vermelho. O mecanismo de ação desses herbicidas é a inibição da atividade das enzimas acetolactato sintase (ALS) na rota da síntese de amonoácidos de cadeia ramificada valina, leucina e isoleucina . Assim, o objetivo deste trabalho foi o de avaliar linhagens de arroz irrigado com tolerância à herbicidas do grupo químico das Imidazolinonas visando identificar as mais adaptadas para uso em Roraima.
METODOLOGIA:
Foi conduzido um ensaio no ano agrícola 2006/07 com a avaliação de oito linhagens de arroz em tres épocas de aplicação do produto: aos 5, 10 e 15 dias após a emergência das plantas daninhas com uma aplicação do herbicida Only®, na dosagem de 1 litro por hectare do produto comercial, mais o adjuvante Dash na dosagem de 0,5% v/v, utilizando-se pulverizador costal motorizado pressurizado com barra.O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com quatro repetições.A característica avaliada foi produtividade de grãos em kg.ha-1. Foram realizadas análises de variância individuais e conjuntas e as estimativas das médias dos tratamentos foram agrupadas pelo teste de Scott & Knott em níveis 1 e 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Pelos resultados obtidos na análise de variância conjunta foram detectados efeitos altamente significativos para todas as fontes de variação (P≤ 0,01). Houve significância da interação cultivar x época, indicando que o comportamento das cultivares não foi consistente nas diferentes épocas. De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que, na média das três épocas, a cultivar IRGA 422 CL (7.265 kg.ha-1) e a linhagem CNA 10759 (7.496 kg ha-1) apresentaram produtividades médias semelhantes à testemunha cultivar BRS Pelota ( 7.549 kg.ha-1) e foram superiores significativamente com relação às outras testemunha, BRS Taim (7.176 kg.ha-1) e CNA 8502 (6.970 kg.ha-1) mostrando boa adaptação às condições locais. As maiores produtividades de grãos foram obtidas com a aplicação do herbicida efetuada aos cinco dias após a emergência das plantas daninhas.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a cultivar IRGA 422 CL e a linhagem CNA 10759 foram os genótipos que apresentaram as maiores produtividades de grãos, e podem ser indicados para uso nos sistemas de produção de arroz em várzeas de Roraima, com a aplicação de herbicida efetuada aos cinco dias após a emergência das plantas daninhas.
Instituição de Fomento: Embrapa Roraima
Palavras-chave: Oryza sativa L, controle de plantas daninhas, melhoramento genético.