Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismo
CARACTERIZAÇÃO DE BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS ISOLADAS DE MILHO EM ÁREAS DE CERRADO E DE MATA NO ESTADO DE RORAIMA
Alexandre Cardoso Baraúna 1
Gilmara Maria Duarte Pereira 2
Maria de Lourdes ... Gomes 3
Liamara Perin 4
Paulo Ivan Fernandes Júnior 2
Jerri Édson Zilli 5
1. Estudante graduação em Ciências Biológicas, UFRR
2. Pós Doutorando UFRR/ Embrapa
4. Professora Adjunta, Instituto Federal de Roraima
5. Pesquisador da Embrapa Roraima
INTRODUÇÃO:
O milho representa uma importante opção de cultura na região amazônica sendo utilizado principalmente na comercialização local, na alimentação e na composição de ração animal. Contudo, para obter uma boa produtividade são necessários investimentos em fertilizantes nitrogenados, visto sua alta exigência por esse elemento. Importantes grupos de microrganismos ocorrem em associação com vegetais, dentre eles, as bactérias promotoras de crescimento vegetal são de grande interesse nos estudos biotecnológicos podendo contribuir significativamente com aumentos na produção agrícola. As cultivares de milho apresentam capacidade de se beneficiar de processos naturais importantes, como a fixação biológica de nitrogênio (FBN), apresentando variação em relação ao genótipo da planta, da bactéria e dos ambientes. Desta forma, a exploração eficiente desses processos microbianos exige estudos das comunidades microbianas naturais, bem como a caracterização e a seleção de isolados com potencial de uso na agricultura. O objetivo deste estudo foi caracterizar 55 isolados endofíticos obtidos de plantas de milho cultivadas em área de cerrado e de mata no Estado de Roraima.
METODOLOGIA:
A amplificação do gene nifH foi realizada com os iniciadores PolF (5’-TGCGAYCCSAARGCBGACTC-3’) e PolR (5’-ATSGCCATCATYTCRCCGGA-3’), utilizando ciclos de 94oC por 4 min, 94oC por 30 seg, 50oC por 1 min, 72 oC por 1 min e 72oC por 4 min. A eletroforese foi realizada em gel de agarose a 1,2% e a corrida ajustada para 80v por 45 min. Para quantificação de AIA, as bactérias foram crescidas em tubos de ensaio com meio de cultura Dyg´s suplementado com 100 mg.mL-1 de triptofano e incubadas por 48h. Objetivando análise colorimétrica, em espectrofotômetro, usando comprimento de onda de 492nm ajustou-se a densidade óptica das amostras para 1. Em seguida, alíquotas de 150L das amostras foram colocadas individualmente em poços de placa de ELISA, os quais receberam 100L de solução de Salkowisk (100mL HClO4 35% e 2mL de FeCl3 0,5M). A solubilização de fosfato foi avaliada através da medição do halo de solubilização em placas de Petri contendo meio de cultura GL suplementado com fosfato de cálcio.
RESULTADOS:
Dos 55 isolados avaliados, 25 apresentaram bandas de aproximadamente 360 pb referente ao gene nifH, sendo a maioria de colonização radicular e de área de mata. A capacidade de produção de AIA foi verificada em 27 bactérias, tendo sua maioria sido isolada de cultivares de milho plantado em área de Cerrado. Quando avaliado a capacidade de solubilização de fosfato de cálcio, cerca de 15% dos isolados apresentaram formação de halo variando de 9,00 a 24,33 mm, todos de origem do Cerrado. Observando os resultados obtidos, apenas 3 apresentaram positividade para todos mecanismos testados.
CONCLUSÃO:
Maior número de isolados bacterianos foi obtido a partir do Cerrado sugerindo que neste ambiente as bactérias com mecanismos para promoção de crescimento vegetal como FBN, produção de AIA e solubilização de fosfato de cálcio tem papel importante no estabelecimento e desenvolvimento das plantas de milho.
Três isolados apresentam aptidão para experimentos futuros, onde pode-se avaliar a influência dessas bactérias no crescimento das cultivares de milho, sob condições controladas.
Instituição de Fomento: Embrapa Roraima, CNPq, Processo: 480057/2009-5
Palavras-chave: Amazônia, FBN, Zea mays.