Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
FUNDAÇÃO DE SÃO LUÍZ DO ANAUÁ-RR
Rafaella da Silva Pereira 1
Bárbara Xavier Cavalcante 2
Gueviton lima da Silva 2
Kássia Tavares dos Santos 2
Lana Cristina Souza Silva 2
Raquel Lima Salazar 2
1. Professora do IFRR
2. Aluno (a) do IFRR
INTRODUÇÃO:
Este trabalho de pesquisa e iniciação científica é parte integrante do “Projeto de Constituição de Acervo Através da História Oral”. Este projeto visa contribuir com formação dos futuros pesquisadores, bem como constituir acervo de pesquisa, visto que não existe um arquivo oficial de fontes históricas em Roraima e o acesso a elas ainda é limitado. Nesse pôster o objetivo principal é apresentar dados preliminares levantados a respeito da criação do município de São Luiz do Anauá, localizado na região sudeste de Roraima.
METODOLOGIA:
Por ser um projeto de pesquisa e constituição de acervo, ele vem sendo executado em algumas etapas: constituição de fontes orais por meio de entrevistas, aquisição de fontes documentais, e posterior análise dos dados levantados. Com a metodologia da História Oral, estão sendo feitas entrevistas com os moradores da cidade que relatam suas memórias. Estas entrevistas são gravadas e arquivadas para que sirvam como fontes de outras pesquisas. Além disso, por meio desse contato entre sujeito-pesquisador, outras fontes documentais tem sido coletadas. A etapa posterior é a analise de documentos, imagens, jornais e revistas. Com a junção das fontes orais e documentais a pesquisa se torna mais rica, pois permite que a cidade de São Luíz seja percebida pela ótica oficial e de seus moradores.
RESULTADOS:
Como resultados deste trabalho de pesquisa, podemos apresentar o treinamento de alunos e pesquisadores na pesquisa histórica, a produção do histórico da fundação do município de São Luíz e a constituição e levantamento de fontes a cerca da História de Roraima.
CONCLUSÃO:
O povoamento de São Luíz tem início com a abertura da BR-210 em 1975 com a chegada dos trabalhadores da obra. Em 1977 começou a ocupação efetiva do local, com a chegada mais habitantes vindos de várias regiões do Brasil, principalmente do Nordeste. Com a abertura das estradas vieram migrantes em busca de melhores condições. O governo do Território procurou racionalizar a invasão de terras, feita por madeireiros e pecuaristas, criando o projeto Jauaperi. Em 1982 São Luíz foi elevado a município.
Palavras-chave: História, Cidade, São Luíz.