Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimen - 3. Tecnologia de Alimentos
UTILIZAÇÃO DE BIOFILME DE MANDIOCA NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DA MAÇÃ cv. FUJI
Marcos Massanao Tsuzuki 01
Danielle Flores dos Santos 01
Juliana Chavez 01
Anderson Bendo 02
Ivanise Maria Rizzatti 01,02,03
1. Universidade do Constestado - UnC Caçador-SC
2. Pesquisador Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI
3. Universidade do Estado de Roraima - UERR Campus Boa Vista
INTRODUÇÃO:
O uso de películas protetoras visa controlar a perda de massa excessiva através da transpiração e reduzir a respiração através das trocas gasosas com o meio, assim retardando a senescência do fruto, aumentando sua vida útil pós-colheita. O propósito dos recobrimentos para frutas é basicamente imitar a barreira natural cuticular, se já existente, ou repor nos casos onde foi removida por lavagem ou manuseio. Este trabalho objetivou avaliar o efeito da aplicação de biofilme comestível a base de fécula de mandioca em diferentes concentrações, na conservação pós-colheita dos frutos de maçã, cultivar Fuji, armazenadas em condições ambientes.
METODOLOGIA:
Os 300 frutos de maçã cv. Fuji foram assepsiadas em solução de hipoclorito de sódio a 200 mg.L-1, e secados em temperatura ambiente. Em seguida, as maçãs foram revestidas por biofilmes de mandioca e o tratamento controle foi tratado da mesma maneira, porém sem ser revestido pelo biofilme. O experimento foi conduzido em quatro tratamentos em 4 níveis (0, 1%, 3%, 5%) com revestimento do biofilme, cada tratamento foi composto por 15 frutos e a leitura foi realizada em seis períodos em prateleira sob condições ambientes, a cada sete dias (0 dia, 7º dia, 14º dia, 21º dia, 28º dia e 35º dia) após os frutos serem conservados por 30 dias em câmara refrigerada (4ºC ± º1C e 90% ± 5% UR). Os resultados foram analisados por análise de regressão polinomial. Parâmetros como perda de massa, firmeza, iodo/amido, teor de sólidos solúveis totais, acidez em ácido málico e teores nutricionais em relação a nitrogênio, fósforo, cálcio, potássio e magnésio foram determinados para avaliar o biopolímero.
RESULTADOS:
A aplicação do biofilme de mandioca na concentração de 3% mostrou-se mais efetiva em relação a perda de massa e a firmeza. Houve diferença significativa para a interação da acidez titulável e o tempo de armazenamento, onde as amostras apresentaram uma redução gradativa no teor de acidez em ácido málico durante os 35 dias de armazenamento em condições ambientes (23º C ± 1º C), não houve diferenças significativas nos valores de índice de iodo-amido, onde todos os frutos avaliados apresentaram estágio (9) de degradação do amido em todos os tratamentos e em todas as épocas em que foram armazenadas em condições ambientes. Os teores de potássio, fósforo e cálcio expressaram valores considerados normais, enquanto que para o nitrogênio estes teores ficaram acima do normal e para o magnésio ficaram abaixo do normal em polpa fresca de maçã.
CONCLUSÃO:
De uma forma geral, o uso de biofilme de mandioca mostrou-se eficiente nos aspectos físico químicos dos frutos e a película formada na fruta adquiriu aspecto transparente e brilhoso, principalmente nos frutos tratados com solução de 3% de fécula de mandioca, melhorando o aspecto visual dos frutos. O revestimento com fécula de mandioca não teve efeito significativo para os aspectos nutricionais dos frutos avaliados.
Palavras-chave: biopolímeros, fécula de mandioca, conservação de frutos.