Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
COLIFORMES TERMOTOLERANTES EM CACIMBAS NA SEDE DO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM
Tayanne do Nascimento Cunha 1
Soraya Rondon Pirangy 2
Márcio Luiz da Silva 3
Domitila Pascoaloto 4
1. graduanda em ciencias biológicas -UNINORTE-
2. graduada em ciencias biológicas -INPA-
3. doutor -INPA-
4. doutora -INPA-
INTRODUÇÃO:
A denominação genérica coliformes se refere a um grupo de espécies bacterianas que têm certas características bioquímicas em comum e importância relevante como indicadores de contaminação da água e dos alimentos. Coliforme significa “com forma de cólons”, referindo-se a bactéria principal do grupo, a Escherichia coli, descoberta em 1860 e batizada inicilamente como Bacterium coli ("bacteria do intestino", do grego κολον, kolon, "intestino"). Esses microrganismos tradicionalmente são considerados como indicadores de contaminação fecal no controle da qualidade da água destinada ao consumo humano pela razão de, nos meios aquáticos, os coliformes serem mais resistentes que as bactérias patogênicas intestinais e devido a sua origem ser principalmente fecal. Sua ausência, portanto, indica que a água está bacteriologicamente segura.
METODOLOGIA:
São poucas as informações sobre a qualidade da água subterrânea na bacia do alto rio Negro. Na sede do município de São Gabriel da Cachoeira a água subterrânea geralmente encontra-se próximo a superfície em sedimentos intemperizados de rochas cristalinas e, por essa razão, é de fácil acesso, conduzindo a um número significativo de residências com poços e cacimbas de pouca profundidade. Em maio/2010, foi investigada a presença de bactérias do grupo coliformes, pelo método do Número Mais Provável (técnica dos tubos múltiplos), em amostra de água de seis cacimbas, sendo quatro em área particular, uma municipal e uma militar.
RESULTADOS:
Pelo teste presuntivo foi detectado que uma das amostras particulares apresentou coliformes totais (70 NMP), mas o teste confirmativo revelou que não havia coliformes termotolerantes nessa amostra. Todas as outras amostras deram negativo para coliformes. Segundo a legislação ambiental vigente sobre qualidade de água para consumo humano (Portaria MS 518/2004), especificamente no referente à questão microbiológica, todos os locais apresentaram potabilidade devido a ausência de coliformes termotolerantes, mas a presença de coliformes totais indica que as cacimbas devem ser monitoradas para verificar se os resultados se mantém.
CONCLUSÃO:
A ausência desses microrganismos indica que, apesar da pouca profundidade das cacimbas, essa água não contém fezes de animais de sangue quente, ao contrário do observado na mesma época na água do rio Negro e em outros estudos em alguns poços mais profundos da mesma região.
Instituição de Fomento: FAPEAM, CNPQ
Palavras-chave: MICROBIOLOGIA, ALTO RIO NEGRO, SAÚDE PÚBLICA .