Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Lingüística Aplicada
DISCURSOS DO SAGRADO: LINGUAGEM EM USO DE UMA PRÁTICA DO CANDOMBLÉ
Cristina Nascimento de Oliveira 1
Lourival Novais Neto 2
1. Aluna Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) - UFRR
2. Professor Dr. Lourival Novais Neto - Programa de Pós-Graduação em Letras - UFRR
INTRODUÇÃO:
A pesquisa refere-se à análise do discurso construído nas práticas ritualísticas do Candomblé em uma casa religiosa de matriz Jeje/Mina-Nagô, denominada Ilê Axé Obá DAlaguinã, localizada no bairro Tancredo Neves, em Boa Vista, Roraima. Trata-se da investigação do uso da linguagem pela liderança religiosa da referida casa, mãe-de-santo denominada Adansã Yatylyssá Lefan (Mãe da Casa de Oxalá), na construção da identidade social a partir de práticas discursivas realizadas durante rituais de iniciação à religião. A pesquisa procura estabelecer um quadro de referência dos elementos constitutivos do Candomblé enquanto religião de matriz africana, seu sistema simbólico e seus processos de iniciação e constituição do sagrado para entender a dinâmica de construção do discurso religioso numa religião de tradição historicamente oral.
METODOLOGIA:
A coleta de dados está em fase de desenvolvimento desde junho de 2009, com pesquisa de campo combinando observação participante e entrevista semi-aberta gravada em áudio/vídeo com informantes, bem como registro fotográfico e anotações de dados em caderno de campo. As visitas são realizadas semanalmente à casa religiosa para acompanhar rituais sagrados diversos e festas religiosas públicas, bem como práticas diárias dos integrantes na casa religiosa, momentos em que contextualizam a prática da iniciação em que o discurso religioso se realiza. Tais métodos justificam-se por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social, aqui colocado como a manutenção e a preservação dos sistemas simbólicos do Candomblé na construção cultural a ele estendida.
RESULTADOS:
Embora os resultados da pesquisa sejam parciais, podemos apontar para o estabelecimento de uma rede de contatos fundamental na realização do ritual de iniciação na referida casa, por meio dos participantes que compõem diferentes graus hierárquicos dentro do Ilê Axé Obá DAlaguinã, constituindo, assim, um dos meios para entender a dinâmica de funcionamento do discurso em uma prática do Candomblé.
CONCLUSÃO:
O Candomblé é um espaço de unidade e de sentidos. Cada núcleo – ou terreiro – é uma unidade social na qual a cultura afro-brasileira se propaga. A religião é uma maneira de se comportar e de se relacionar em comunidade, e é no terreiro que os sistemas simbólicos do Candomblé são construídos, cujas práticas ritualísticas constituem o sagrado, agregando a comunidade religiosa em torno de si e dos discursos construídos em seu âmbito.
Palavras-chave: Candomblé, identidade, linguagem.