Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO COM A SÍNDROME DE BURNOUT EM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ADMINISTRATIVOS NA AMAZÔNIA
Rubenita Souza Moreira 1
Cássia Regina Zambonin 2
1. Acadêmica do curso de graduação em Administração da UERR.
2. Acadêmica do curso de graudação em Administração da UERR.
INTRODUÇÃO:
Atualmente, a motivação está sendo um dos assuntos importantes no estudo da relação do homem com o seu trabalho, porque a pessoa motivada realiza sua atividade com mais qualidade perante o seu público. No trabalho isso é fundamental, e é por isso que as organizações precisam motivar os funcionários para que possam aumentar a produtividade da empresa e provocarem maior satisfação no trabalho. Pois, quando os funcionários não ficam satisfeitos com o trabalho é possível que os mesmos sejam afetados pela Síndrome de Burnout, que é associada á ocorrência de agravos á saúde do trabalhador, sendo que seus efeitos podem acarretar em problemas psicossociais devido ao aumento da exaustão emocional (perda de energia), despersonalização (tratar os clientes como objetos), e diminuição do envolvimento no trabalho afetando diretamente os processos de trabalho e aumentando a desmotivação. Assim, esse estudo tem como objetivo geral identificar a relação da motivação no trabalho com a Síndrome de Burnout nos funcionários públicos administrativos, averiguando o nível de motivação dos funcionários públicos no trabalho, avaliando a incidência da Síndrome de Burnout nos funcionários e relacionando os níveis de Motivação no Trabalho e a Síndrome de Burnout nos funcionários públicos administrativos.
METODOLOGIA:
Com relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi caracterizada como um estudo exploratório e descritivo de caráter quantitativo. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário fechado, para levantar as variáveis demográficas, profissionais, fatores que influenciam na motivação e o sentimento em relação ao trabalho com 210 funcionários públicos administrativos em Boa Vista/RR.
RESULTADOS:
A pesquisa constatou que os funcionários se sentem valorizados e recebem reconhecimento, se sentem motivados com o que fazem, e se relacionam muito bem com os outros colegas de trabalho. A remuneração e os benefícios ás vezes satisfazem os funcionários e sempre ficam motivados quando os resultados são atingidos e no que se refere as três dimensões da Síndrome de Burnout, a Exaustão Emocional é rara entre os pesquisados, a Despersonalização demonstra que os funcionários estão preocupados com as pessoas que atendem diariamente e quanto a Diminuição da Realização Pessoal no Trabalho demonstra que os funcionários estão realizados no seu trabalho sendo assim estão satisfeitos com o desenvolvimento profissional.
CONCLUSÃO:
Estes dados são dispares daqueles encontrados em pesquisas similares nos grandes centros urbanos, onde o cotidiano agitado limita significativamente a qualidade de vida das pessoas. Talvez a vida em cidades de menor porte permita a manutenção de uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Burnout, funcionário público, motivação.