Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ANÁLISE DA TEMPERATURA INTERNA DE PROTÓTIPOS DE EDIFICAÇÕES EM ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS COM FORRO DE EMBALAGENS TETRA PAK, PARA RESIDÊNCIAS DE USUÁRIOS DE BAIXA RENDA
Dirceu Medeiros de Morais 1
Mariana Ramos Chrusciak 1
1. Universidade Federal de Roraima
INTRODUÇÃO:
Na atual evolução tecnológica a busca por materiais alternativos de baixo custo, associados às questões ambientais, vem auferindo uma importância expressiva nas pesquisas científicas, inclusive na indústria da construção civil. Vários são os estudos que demonstram interesse no desenvolvimento de técnicas para diminuir o emprego dos recursos naturais. Um dos principais temas abordados nos fóruns de debates é a questão climática que passa por sérias transformações com grande interferência humana. Um dos indicadores da qualidade na avaliação de imóveis é o seu conforto térmico que é o contentamento do usuário em estar e permanecer num determinado ambiente sentindo-se termicamente confortável. Dentre os materiais de construção para aprimorar esta temática, têm-se as mantas isolantes industrializadas aplicadas no telhado e cobertura das edificações, que diminuem a irradiação e a transmissão do calor, reduzindo, assim, o consumo de energia elétrica. Outro material que está em análise no Laboratório de Materiais de Construção do Departamento de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Roraima, que pode substituir as mantas isolantes industrializadas é a embalagem tetra pak. No momento, embalagens de sucos ades, leite ultra high temperature, dentre outras, são descartadas sem nenhum
METODOLOGIA:
Como metodologia, foram construídos no campus do Paricarana, da Universidade Federal de Roraima, três protótipos de alvenaria de blocos cerâmicos, com telhado de madeira e cobertura com telha eternit de cinco milímetro de espessura, onde em um protótipo foi fixado um tipo de subcobertura industrializada comercializada no mercado local, em outro um sistema de isolamento térmico efetuado com embalagens tetra pak e um outro sem isolamento térmico, o referencial. Foram instalados termômetros para medidas das temperaturas internas dos protótipos em estudo, sendo monitorados três vezes ao dia: às oito horas, às doze horas e às dezoito horas, nos meses de setembro e outubro do ano em curso.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que é viável a reutilização de embalagens tetra pak em sistema de forro de edificações, proporcionando maior redução da temperatura interna do protótipo com isolamento térmico executado com embalagens tetra pak, que com o isolamento térmico industrializado em estudo, comparados com o referencial.
CONCLUSÃO:
Mesmo se fôr necessário um consumo maior de madeiramento no telhado da edificação é vantajoso o reaproveitamento de embalagens tetra pak para sistema de forro de edificações, proporcionando redução da temperatura interna nos imóveis residenciais de usuários de baixa renda.
Palavras-chave: conforto térmico, subcobertura ecológica, sustentabilidade.