Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
AGROTÓXICOS UTILIZADOS NO CONTROLE FITOSSANITÁRIO DURANTE PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS EM AMBIENTE PROTEGIDO EM BOA VISTA-RR.
Antonio Cesar Silva Lima 1
Carlos Zanata Freitas de Souza 2
Adriano Henrique Cruz de Oliveira 2
Cirano Cruz Melville 2
1. Eng. Agr., DSc., Prof. do Departamento de Fitotecnia da UFRR, Orientador e Tutor
2. Universidade Federal de Roraima
INTRODUÇÃO:
Tradicionalmente o uso intensivo de agrotóxicos por parte dos produtores nos sistemas produtivos, seja rural ou urbano, para reduzir as perdas de produtividade das culturas, em decorrência dos problemas relacionados à competição de insetos-pragas, doenças e plantas daninhas, tem determinado e agravado problemas de saúde humana, pela exposição direta e indireta a esses produtos e para o ambiente. Para potencializar o setor hortícola em Boa Vista - RR, com vista à regular o abastecimento, diminuir os preços, bem como, oportunizar emprego e renda para centenas de pessoas que trabalham com a produção e comercialização de hortaliças, a prefeitura implementou um programa de doação de estufas. Contudo, a falta de informações precisas a respeito dos agrotóxicos empregados pelos produtores no controle fitossanitário na produção de hortaliças motivou a realização desta pesquisa. O objetivo neste trabalho foi fazer um levantamento dos agrotóxicos utilizados durante a produção de hortaliças, em ambiente protegido no município de Boa Vista-RR.
METODOLOGIA:
O estudo descritivo foi realizado no município de Boa Vista, RR, área urbana e rural, nos meses de fevereiro a abril de 2008, entre os produtores de hortaliças, especificamente do Projeto Estufa, administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Boa Vista. Como estratégia de seleção da amostra a ser trabalhada, tomou-se por base o cadastro de todas as hortas atendidas pelo referido Projeto, selecionando-se aleatoriamente, 75 produtores distribuídos em 18 bairros e 4 localidades rurais do município. Os dados foram obtidos em visitas in loco, realizadas sem aviso prévio. O instrumento de coleta de dados empregado foi um questionário semi-estruturado com questões relativas aos agrotóxicos utilizados pelos produtores no manejo fitossanitário das culturas: nome comercial.
RESULTADOS:
Foram citadas 48 marcas comerciais de produtos químicos, entre agrotóxicos, domissanitários e veterinários, pertencentes a 24 grupos químicos e 36 ingredientes ativos. As mais citadas foram: inseticidas - Vertimec 18 CE, Confidor, Folisuper 600 BR, Decis e Tamaron; fungicidas - Agrinose, Dithane e Amistrar, Cercobin 700 PM; bactericida - Agri-micina e herbicidas - Fuzilad 250 EW, Gramoxone 200, Glifosato, Podium e Roundup.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que existe uma notável diversidade de formulações de agrotóxicos utilizados de maneira intensiva pelos horticultores, cuja utilização negligente pode ocasionar sérios riscos de intoxicação direta por exposição ocupacional e/ou indireta as pessoas de uma maneira geral, além de provocarem contaminação ambiental.
Instituição de Fomento: PET-MEC/SESu
Palavras-chave: Produtos fitossanitários, pesticidas, agroquímicos.