Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
PADRÃO DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO CARBONO ARBÓREO- ARBUSTIVO EM DUAS ÁREAS DE SAVANA EM RORAIMA
Mariana Souza da Cunha 01
Reinaldo Imbrozio Barbosa 02
1. Universidade Federal de Roraima
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INTRODUÇÃO:
O estrato arbóreo-arbustivo representa o componente da vegetação em áreas de savana com maior biomassa. Sua distribuição espacial e quantificação são de fundamental importância para quantificar o estoque de carbono presente de áreas abertas na Amazônia. Este trabalho foi realizado com o objetivo de determinar o padrão de distribuição do carbono/biomassa das espécies arbóreo-arbustivas em duas áreas de savana no município de Boa Vista, Roraima: Campo Experimental Água Boa - Embrapa (AB) e Campus Cauamé – UFRR (MC).
METODOLOGIA:
A metodologia consistiu em fazer um levantamento fitossociológico em parcelas permanentes estabelecidas nas duas áreas e, com isso, estimar a biomassa e o estoque de carbono dos indivíduos arbóreo-arbustivos pelo método indireto.
RESULTADOS:
Os principais resultados apontam para áreas com baixa riqueza e diversidade de espécies no AB (S=4 e H’=0,27) e no MC (S=7 e H’=0,74), mas com similaridade mediana (54,5%). As espécies com maior índice de valor de importância (IVI) foram Byrsonima crassifolia (L.) H.B.K. (AB=61,98%) e Curatella americana L. (MC=37,63%). O estoque de carbono/biomassa acima do solo deste grupo de plantas foi maior nos ambientes de mosaico (Sg+Sp) do AB (1034,74 kg C/ha) e do MC (1275,16 kg C/ha), seguidas das tipologias “campo sujo” e “campo limpo” das savanas gramíneo-lenhosas (Sg) das duas grades. A ordenação dos estoques de carbono/biomassa pelas diferentes parcelas formou grupamentos típicos das diferentes tipologias de savanas.
CONCLUSÃO:
Os efeitos das variáveis edáficas sobre o estoque de carbono foram registrados por ordenação, indicando padrões de distribuição espacial específicos para diferentes grupos de espécies de cada grade. Contudo, algumas espécies não apresentaram o mesmo padrão de distribuição em ambas às grades, sugerindo que tipos de solo diferentes que apresentem a mesma fitofisionomia, necessariamente não concentram o mesmo estoque de carbono derivado das mesmas espécies.
Instituição de Fomento: Fonte Financiadora: PPI/INPA (2005-2007) – Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais das Savanas de Roraima.
Palavras-chave: Biomassa, estoque arbóreo, Lavrado.