Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
EFEITOS DA LÂMINA DE IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO POTÁSSICA PARA A CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI
Washington Luis Manduca da Silva 1
Wellington Farias Araújo 2
Adriano Henrique Cruz de Oliveira 3
Raphael Henrique da Silva Siqueira 1
Gabriela Almeida de Oliveira 4
Pablo Lima de Souza Cruz 1
1. Discente do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Roraima
2. Eng. Agr., D.Sc., Prof. do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFRR
3. Bolsista PET-Agronomia/UFRR
4. Mestranda do Curso de pós-graduação em Agronomia da UFRR/EMBRAPA
INTRODUÇÃO:
No Brasil, nas regiões Norte e Nordeste o feijão-caupi ( Vigna unguiculata L. Walp), é uma das principais alternativas sociais e econômicas de suprimento alimentar e geração de emprego. No Estado de Roraima, o feijão-caupi, conhecido como feijão-regional ou feijão-branco é o mais consumido pela população. Sua exploração é feita pelo pequeno produtor como cultura de subsistência, sendo consorciado com a mandioca e/ou milho. O objetivo do trabalho foi verificar os efeitos da irrigação e da adubação potássica sobre o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo do feijão-caupi.
METODOLOGIA:
O ensaio foi conduzido no campo experimental da Universidade Federal de Roraima, utilizando o feijão-caupi cv. BRS Novaera. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em parcela subdividida com quatro repetições. As parcelas principais constaram das lâminas de irrigação (273,4 mm; 257,2 mm; 241,0 mm e 187 mm) e, as subparcelas as doses de adubação potássica (0, 40, 80 e 120 kg ha-1 de K2O). Na área experimental foi aplicado superfosfato triplo (60 kg ha-1 de P2O5) e 50 kg ha-1 de FTE BR12 em dose única. A diferenciação das lâminas de irrigação teve início 30 dias após o semeio (DAS), utilizando aspersão convencional, com aspersores espaçados a cada 12 m. As irrigações ocorreram a cada dois dias, tomando-se por base a lâmina de água evaporada no tanque Classe A. As variáveis analisadas foram: altura de plantas e a produtividade. A altura foi feita em três plantas de cada subparcela, nos períodos de 35 e 50 (DAS).
RESULTADOS:
Não houve efeito significativo dos níveis de irrigação ou da interação deste com as doses de potássio para as variáveis avaliadas. Houve resposta significativa às doses de K2O para as características altura de plantas e para produtividade de grãos. A altura média de plantas (cm) foi influenciada pelas doses de Potássio nos dois períodos estudados (35 e 50 DAP), sendo possível ajustar modelos quadráticos. Para o número de folhas por planta, avaliada aos 35 DAP, não houve diferença significativa entre os tratamentos. A produtividade máxima estimada de grãos (3.015,47 kg ha-1) foi observada com o uso de 133,5 kg ha-1 de K2O. A resposta positiva do feijão-caupi às doses de K2O pode ser atribuída ao adequado suprimento de potássio, durante o crescimento e desenvolvimento das plantas, que supriram de forma equilibrada as necessidades nutricionais da cultura.
CONCLUSÃO:
A adubação potássica influenciou significativamente no número de folhas e a altura média de plantas nos dois períodos estudados. Não sendo observada interação ou efeito da lâmina de irrigação em nenhuma das variáveis estudadas. Provavelmente devido à precipitação ocorrida no período experimental de 97 mm, que interferiu nas lâminas aplicadas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: aspersão, potássio, Vigna unguiculata L. Walp..