Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
CASTANHEIRA DO BRASIL: ESTUDO DE CASO EM RORAINÓPOLIS/RR
André Camargo de Oliveira 1
Josimara Cristina de Carvalho Oliveira 2
José Hilso da Silva 3
1. Prof.Dr.Orientador, Universidade Estadual de Roraima UERR,Campus de Rorainópolis
2. Profa.Dra., Universidade Estadual de Roraima UERR,Campus de Rorainópolis
3. Licenciado em Química,UERR,Campus de Rorainópolis
INTRODUÇÃO:
O estudo de caso, realizado na cidade de Rorainópolis entre 2009 e 2010, aborda sobre o desequilíbrio das florestas devido a derrubada de árvores de forma descontrolada e ilegal. Além disso, mostra que a castanha do Brasil (Bertholletia excelsa H. B. K), árvore nativa da região, está sofrendo risco de extinção devido à exploração comercial e pela qualidade de sua madeira, a qual é durável, leve para transporte e de fácil manuseio. Conhecida antes como castanha-do-Pará foi recentemente batizada como castanha-do-Brasil, é uma fruta que traz muitos benefícios para a sociedade, pois pode ser consumida in-natura como outras frutas secas, pode ser usada em receitas de doces, salgados e/ou em forma de farinha, óleo e azeite; o que é comum na região amazônica. O fruto, além de proporcionar energia, minerais como: ferro, fósforo, potássio, cálcio e zinco, ainda possui proteínas, vitaminas B, E e selênio que é um antioxidante capaz de proteger as células contra os radicais livres. Os fundamentos teóricos que deram sustentação à pesquisa encontram-se apoiados em Layrargues (2008); Lei N° 9795 de 27 de abril de 1999 que dispõe sobre a Educação Ambiental; Alencar (2004); Locatelli (2000); Moreira (2003); dentre outros.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi qualitativa e participaram do estudo 30 alunos do período noturno (sendo 10 da 1ª série, 10 da 2ª série, 10 da 3ª série) do Ensino Médio da E. E. José de Alencar em Rorainópolis, 10 pessoas que trabalham com a venda da castanha e uma pessoa que planta mudas de castanheira para reflorestamento. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários e entrevistas.
RESULTADOS:
Como resultado da pesquisa observou-se que nem todos os agricultores das vicinais de Rorainópolis têm conhecimento da lei que protege esta árvore da derrubada e alegam que precisam derrubar para trabalhar em seus lotes, porém são favoráveis ao reflorestamento. Os alunos conhecem os prejuízos causados ao meio ambiente por causa da derrubada das árvores, entretanto, a escola e os professores não enfatizam o trabalho com a Educação Ambiental.
CONCLUSÃO:
A venda da castanha traz grandes benefícios para a economia local e principalmente para quem trabalha com a venda deste fruto. O reflorestamento de áreas desmatadas com a castanheira é uma alternativa que agrada os entrevistados. Por fim, faz-se uma proposta de ensino de química e educação ambiental utilizando o tema.
Palavras-chave: Reflorestamento, Ensino de Química, Educação Ambiental.