Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O VÍDEO COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM EM FÍSICA
Rozenilda de Souza 01
1. Prof. Espec. - SEDUC/RR
INTRODUÇÃO:
A atual realidade do ensino de Física no Ensino Médio (EM), com número de aulas semanais reduzido, infra-estrutura precária e a desmotivação no seu processo de ensino-aprendizagem, principalmente por parte dos alunos, remete à busca por estratégias alternativas que possam suprir a necessidade de apresentar seus conceitos, através da fenomenologia. A utilização e construção de vídeos didáticos com características próprias, pode contribuir de forma eficiente para o aprendizado dos alunos e para a prática docente devido à vantagem de otimização de tempo e espaço. Neste trabalho se discute o potencial do vídeo como ferramenta didática alternativa na aprendizagem do ensino de Física, em especial a Física Térmica.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em uma escola pública de Boa Vista - Roraima, com 28 alunos da 2ª série do EM. Para estruturar as idéias que norteariam a construção dos vídeos, conceitos e aplicações sobre Comportamento Térmico e Calor foram apresentados oralmente. A turma foi dividida em 5 grupos e cada um recebeu um tema: 1- Dilatação e Contração, 2- Propagação do calor por Condução, 3 - Convecção e; 4 - Irradiação. A captação das imagens poderiam ser feitas com máquinas digitais ou celulares. Os grupos receberam fichas com perguntas de compreensão conceitual para a construção e análises experimentais. Os vídeos deveriam apresentar as experiências com a narração de todos os fatos. A edição e programação foi feita no Movie make. O trabalho foi apresentado em sala de aula, ao final de cada exposição cada grupo fez comentários e esclareceu dúvidas. Foram considerados como critérios de avaliação: originalidade do vídeo, criatividade e contextualização do Fenômeno em demonstração.
RESULTADOS:
A exposição oral dos conteúdos foi insuficiente para que os alunos relacionassem os conceitos a simples atividades cotidianas, evidenciados nas dificuldades de contextualização das informações. As fichas distribuídas aos grupos auxiliaram no processo de compreensão das idéias envolvidas em cada experiência. As imagens foram obtidas principalmente através de celulares, por fazer parte do cotidiano do aluno. O material de baixo custo usado nos experimentos facilitou a montagem e o manuseio, pois foram vários os testes antes da captação e edição final das imagens. Motivados pelo ambiente de descobertas, os alunos produziram vídeos com duração entre 4 e 6 minutos. O discurso verbal usado nos vídeos foi ilustrado pelas imagens dos experimentos e se complementaram de forma eficaz, evitando a monotonia e o cansaço do expectador. A discussão gerada após cada apresentação enriqueceu a atividade. Todos se mostraram satisfeitos com o trabalho realizado podendo ser constatado na avaliação final, o bom rendimento dos alunos nesta etapa de aprendizagem.
CONCLUSÃO:
A produção de vídeo propiciou um ambiente dinâmico e prazeroso de aprendizagem, as demonstrações experimentais criaram condições para que os alunos participassem ativamente na construção de conceitos Físicos. O trabalho estuda a Física através da fenomenologia e auxilia nos aspectos motivacionais e disciplinares possibilitando a criação de um acervo científico na escola. Os alunos produziram vídeos com atenção, obedeceram a regras estabelecidas e alcançaram resultados positivos de aprendizagem.
Instituição de Fomento: Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Roraima
Palavras-chave: Vídeo, Física Térmica, Aprendizagem.