Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
A POESIA DA TERRA DE MAKUNAÍMA
Alclézia Nóbrega da Silva 1
Mirella Miranda de Brito Silva 2
1. Universidade Federal de Roraima
2. Universidade Federal de Roraima
INTRODUÇÃO:
O objetivo de nossa pesquisa foi fazer um levantamento e resgate da produção literária (poesia), do estado de Roraima nas duas ultimas décadas, cujo foco tenha sido a temática indígena. Roraima é o estado brasileiro que possui a maior reserva indígena do país, sendo também cenário de discussões em torno da demarcação das áreas indígenas Raposa Serra do Sol. É ainda incipiente o estudo acerca da produção poética local, sobretudo no que se refere à poética de temática indígena. E no que se refere à literatura com temática indígena que, em termos de Brasil, se ancora na proposta promovida pelos poetas do Romantismo, a fim de inspirar uma independência literária das construções narrativas de moldes europeus, buscaremos mostrar em que aspectos este tema surge, em plena contemporaneidade, na poesia produzida nas terras de Makunaima.
METODOLOGIA:
A metodologia empregada na realização desta pesquisa foi a de cunho bibliográfico. Após o levantamento da produção literária poética roraimense dos últimos 20 anos tendo como tema o indígena e sua cultura, realizamos leituras, com embasamento na obra Suspiros Poético e Saudades de Gonçalves de Magalhães, na poesia de Gonçalves Dias e prosa poética de José de Alencar, além de críticos como Afrânio Coutinho que versam sobre a primeira fase do Romantismo brasileiro. Evidenciando, no entanto, semelhanças e diferenças a respeito da temática em questão, a fim de compará-las e apresentar o esmero da cultura indígena traçada nas entrelinhas da poesia da terra de Makunaíma.
RESULTADOS:
A temática indígena está presente desde os relatos de Pero Vaz de Caminha, em carta relatando sua impressão das terras brasileiras ao rei de Portugal D. Manuel. Mas é no séc. XVIII durante o Romantismo brasileiro que Gonçalves Dias e José de Alencar que, com a intenção de inspirar e insinuar a construção de uma literatura nativista, a qual fosse capaz de liquidar a influência portuguesa no campo intelectual, aguçam o espírito nacionalista brasileiro. O tema hoje é rejeitado. Escritores e poetas da atualidade já não se interessam em explorar esta temática. Perguntamo-nos então se toda a tentativa de promover uma literatura autoral foi em vão no curso das transformações sofridas pela sociedade. Entretanto, a pesquisa nos possibilitou a percepção da carência da temática indígena dentro da poesia roraimense. Contudo ela se fez presente na poesia e na música com a intenção de promover uma interação cultural dentro da sociedade roraimense e uma reflexão de como nos comportamos diante de uma cultura pioneira que segundo os poetas românticos e críticos literários brasileiros, é a mais incandescente representatividade da nossa nacionalidade. E dessa forma podemos ressaltar que a principal característica que esta temática adquire é a de crítica social.
CONCLUSÃO:
Com a pesquisa concluímos que, a Literatura brasileira de temática indígena tida como nossa independência literária tem sido nos últimos 20 anos desprezada, não apenas em Roraima, mas em todo país. Por isso, vemos a necessidade da pesquisa literária se descentralizar dos clássicos literários criados a partir de idéias européias. Valorizando a beleza de uma construção literária originária de uma contextualização nacional. Mostrando que no norte do Brasil se fermenta a poesia que tem a do país.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Roraima
Palavras-chave: Literatura de Roraima, Poesia, Temática indigena.