Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
HETERÓPTEROS AQUÁTICOS (INSECTA) EM ÁREA DE SAVANA (PPBIO CAUAMÉ), RORAIMA
Lorrane Aesha Malta Feitoza 1
Andrei Fim 2
Gabriel Santos Oliveira 3
Natusha Cacau Pinheiro 4
Vânia Graciele Lezan Kowalczuk 5
1. Acadêmica de Ciências Biológicas - UFRR
2. Acadêmico de Ciências Biológicas - UFRR
3. Acadêmico de Ciências Biológicas - UFRR
4. Acadêmica de Ciências Biológicas - UFRR
5. Profa. Dra. - UFRR - Orientadora
INTRODUÇÃO:
Os heterópteros constituem um grupo amplamente distribuído, cuja grande maioria das espécies é terrestre, mas alguns deles estão bem adaptados à vida aquática ou semi-aquática. São predadores eficientes, sendo encontrados em uma variedade de ambientes aquáticos, de poças de água e de axilas das folhas das bromélias até mar aberto. Apesar dos insetos aquáticos serem bons indicadores da qualidade da água, pouco se sabe a respeito destes em Roraima. Este trabalho teve como objetivo conhecer a heteropterofauna de algumas áreas de savana do estado.
METODOLOGIA:
As coletas foram realizadas na Grade do PPBio Cauamé, localizada a cerca de 20 km do centro de Boa Vista, nos meses de junho e outubro de 2009 e fevereiro de 2010, abrangendo os periodos seco e chuvoso. Foi utilizada rede entomológia tipo “D” para as coletas, em dois trechos do igarapé, divididos em três pontos. Após as coletas, o material foi levado ao Laboratório de Invertebrados Aquáticos da Universidade Federal de Roraima, onde foram triados e identificados a nível de Família. Das 54 amostras coletadas, 34 estão triadas e identificadas.
RESULTADOS:
Foi coletado um total de 140 indivíduos, distribuídos em nove Famílias: Belostomatidae, Corixidae, Gerridae, Hebridae, Naucoridae, Notonectidae, Pleidae, Mesoveliidae e Veliidae. A família com maior abundância foi Corixidae, com 39 indivíduos (27,8%), seguida de Naucoridae (18, 6%) e Pleidae (15%), em oposição a Hebridae, onde foi encontrado apenas um indivíduo (0.7%) durante o período seco. Em relação a frequência, Naucoridae esteve presente em 14 das 34 amostras, em todos os períodos coletados. Duas famílias apresentam nova ocorrência no estado: Hebridae e Pleidae. Em relação ao ambiente, quatro das nove famílias apresentam nova ocorrência para área de savana: Corixidae, Mesoveliidae, Notonectidae e Gerridae. O período seco apresentou maior diversidade, com oito das nove famílias presentes; o período chuvoso apresentou um número um pouco menor, com seis famílias presentes.
CONCLUSÃO:
Com esse estudo, pudemos ampliar a distribuição geográfica deste grupo no Brasil, além de conhecer melhor sua distribuição no estado.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: heteropterofauna, savana, Roraima.