Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGENDA 21: UM DIREITO DE TODOS
DAIANE ALVES UERR
JORDÂNIA GABRIELA AIRES SANTANA UERR
SINTIK BARROSO DE FRANÇA UERR
MARIA ODETE CALHEIROS PENA UERR
1. DAIANE ALVES (ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UERR 5º SEMESTRE)
2. JORDÂNIA GABRIELA A. SANTANA (ACADÊMICA DE BIOLOGIA DA UERR 3º SEMESTRE)
3. SINTIK BARROSO DE FRANÇA ( ACADÊMICA DE BIOLOGIA DA UERR 3º SEMESTRE)
4. BIÓLOGA PROF. DR. E MESTRA MARIA ODETE CALHEIROS PENA,ATUANTE NA UERR
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho originou-se da necessidade de uma análise mais ampla sobre as discussões a respeito do processo de implementação da: Educação Ambiental na Agenda 21 nas escolas públicas estaduais de Boa Vista-RR, o que levou uma reflexão e visão mais ampla sobre a importância da Agenda na vida de todas as pessoas; destaca ainda, as estratégias para a implantação da Agenda 21 nas escolas; a importância de se desenvolver uma sensibilização ambiental na vida dos estudantes, e conseqüentemente uma educação ambiental mais trabalhada juntamente com o “novo modelo” de desenvolvimento sustentável, fatores que juntos podem ser a “solução” para todos os impactos ambientais presentes no Estado de Roraima. Esse movimento tem obtido resultados significativos em outras localidades, mas lamentavelmente ainda não atingiu o avanço esperado pela sociedade. Acreditamos que a implantação da Agenda 21 no ppp (projeto político pedagógico) de todas as escolas do estado possa amenizar grandes problemas relacionados a danos ambientais presentes em nosso estado.
METODOLOGIA:
Caracterizou-se por pesquisa bibliográfica descritiva e pesquisa de campo em forma de entrevista.
RESULTADOS:
Observou-se que a implantação da Agenda 21 no PP das escolas é de extrema importância a vida de todos os alunos desde a pré escola até a fase adulta, pois a implantação da Educação Ambiental modifica o pensamento dos estudantes e os ajuda a repensar seus atos, agindo racionalmente e preservando o meio em que vivem.
CONCLUSÃO:

O trabalho apresentado pois ênfase na implantação da Educação Ambiental nas escolas de Roraima de acordo com a Agenda 21, foi possível observar que nas escolas onde há desenvolvimento de tal educação, os alunos se comportam de um modo diferente.
Assim, nota-se que o trabalho voltado ao bem estar dos cidadãos é bastante proveitoso para a sociedade, e há uma preservação ambiental aplicada o que é indispensável para o bem estar da sociedade.
Palavras-chave: AGENDA 21;DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL;, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESTRATÉGIAS;REFLEXÃO.