Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
DIAGNÓSTICO SÓCIOECONOMICO DOS PESCADORES DA SEDE DE CARACARAÍ-RR
Gustan Fortes Medeiros Filho 1
Márcia Teixeira Falcão 2
Andréia Muniz Barros 1
1. Universidade Estadual de Roraima - UERR
2. Profa. MSc. Instituto Federal de Educação, Ci6encia e Tecnologia de RR - IFRR
INTRODUÇÃO:
A atividade pesqueira no Município de Caracaraí-RR vem ao longo de sua história se destacando como uma das principais atividades econômica do município. É praticada por homens e mulheres denominados de pescadores e pescadoras. A atividade se desenvolve ao longo do curso do rio Branco principal afluente do rio negro na configuração amazônica. A prática é vista como de subsistências, já que não conseguem melhorar sua condição social, o pescado excedente é vendido via atravessador ou para o próprio consumidor. Na captura são usados métodos artesanais: o malhador, espinhel, tarrafa entre outros. Com isso, a presente pesquisa que tem como objetivo analisar a situação dos pescadores na sede do município de Caracaraí – Roraima, através da inter-relação da pesca com as condições de vida dos pescadores, a importância desta atividade como recurso econômico e como fonte de alimento para a população.
METODOLOGIA:
A pesquisa se caracteriza por ser exploratória e teve como participantes 162 pescadores de um universo de 600, distribuídos na sede do Município, através de entrevista direta com aplicação de questionários. O trabalho se caracterizou por ser exploratório, pois, se caracteriza por envolver a descrição das técnicas a serem utilizadas para coleta de dados através do questionário, testes ou escalas são incluídos, na pesquisa envolvendo técnicas de entrevistas ou de observação.
RESULTADOS:
A pesca é uma das principais atividades econômica do Município, pois é formada principalmente por pescadores que estão em pleno uso da atividade pesqueira, nesse propósito é que venho com esse trabalho mostrando o perfil sócio-econômico dos pescadores dessa comunidade, procurou-se pesquisar sobre a relação entre uma possível alternativa que pudesse incorporar as suas práticas diárias a viabilização da pesca. Conforme dados obtidos “in loco” em relação ao perfil socioeconômico dos pescadores de Caracaraí, percebeu-se que: grande parte é de procedência do estado de Roraima (45,7%), Amazonas (38,2%), Maranhão (6,2%) e (9,9%) de outros estados. No que se refere ao estado civil o grande percentual é de união estável denominados de amigados, representando (47,5%), os casados (21,8%) o numero de solteiros (21,7%), quanto aos viúvos (3%) Os resultados da pesquisa demonstram que a atual situação socioeconômica dos pescadores é de pobreza, sendo consequência do descaso das políticas públicas voltadas para o setor. Dessa forma, é necessária à formulação de estratégias que permitam o uso sustentável do rio Branco e de seus recursos pesqueiros, o qual possa também promover a sobrevivência desses no fator socioeconômico, que dependem exclusivamente da atividade da pesca.
CONCLUSÃO:
O caminho fundamental para dinamizar a atividade pesqueira no município de Caracaraí-RR passa pela definição e implementação de uma política governamental de investimento em pesquisa e capital humano nessa atividade.
Palavras-chave: Atividade Pesqueira, Recurso Econômico, Pescadores.