Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ VIEIRA DE SALES GUERRA EM CARACARAÍ, RORAIMA
Andréia Muniz Barros 1
Márcia Teixeira Falcão 2
Gustan Fortes Medeiros Filho 1
1. Universidade Estadual de Roraima - UERR
2. Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental surge em âmbito mundial visando uma mudança de postura do homem com a natureza, sendo necessário adotar novos hábitos, comportamentos e valores que promovam qualidade de vida para todos. O objetivo da pesquisa é analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra, situada no bairro Nossa Senhora do Livramento no município de Caracaraí estado de Roraima.
METODOLOGIA:
Caracteriza-se como qualitativa e exploratória buscando conhecer como está sendo trabalhada a Educação Ambiental no ambiente escolar de forma bem detalhada e com maior precisão. Os participantes da pesquisa foram discentes do ensino fundamental e um docente da disciplina de Geografia. De um total de 316 alunos regularmente matriculados para o ano letivo, responderam ao questionário 20% do total, ou seja, 66. Para tanto foram aplicados questionários semi-estruturados que abordaram questões relacionadas a EA, foram realizadas análises documentais (currículo escolar, plano de aula do professor e decreto de criação da escola).
RESULTADOS:
Durante a pesquisa foram identificados três tipos de percepções sobre o meio ambiente. A primeira contêm a maior porcentagem que é uma percepção negativa, os alunos vêem o meio ambiente muito sujo, enfatizam o lixo jogado nas ruas e rios, conseguem perceber as transformações ocasionadas pela ação antrópica sempre relacionando-as ao lado negativo.
Na segunda percepção foi evidenciado o lado positivo, os alunos conseguem entender a importância do meio ambiente, inclusive deixam claro que nós seres humanos temos o dever de conservá-lo e mantê-lo sempre limpo. Já na terceira percepção os alunos conseguem perceber o quanto o ambiente está degradado, porém associam a prática da sustentabilidade como uma solução para melhorar a situação do planeta.
CONCLUSÃO:
Através dos resultados obtidos foi possível conhecer as diferentes percepções dos alunos com relação ao meio ambiente e suas inter-relações, sendo possível afirmar que os alunos demonstram preocupar-se com os cuidados necessários na utilização dos recursos naturais proveniente das atividades econômicas e na preservação do meio ambiente para que as próximas gerações também possam usufruí-lo, revelou também a necessidade de inovação na metodologia utilizada pelos professores de geografia.
Palavras-chave: educação ambiental, percepção, meio ambiente.