Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
CONTEÚDOS IDENTITÁRIOS EM TORNO DO MOVIMENTO CULTURAL RORAIMEIRA: ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE LOCAL
Andressa Silva Rebouças 1
Calvino Camargo 2
1. Acadêmica de Psicologia - UFRR
2. Prof. Dr. - Depto de Psicologia - UFRR - Orientador
INTRODUÇÃO:
O Movimento Cultural Roraimeira surgiu na década de 80 em Roraima inspirado no Movimento Modernista e no Movimento Tropicalista, tendo por finalidade promover as riquezas naturais da região, a valorização do povo e contribuir na formação da identidade cultural local, por meio de vários elementos. O interesse em estudar as características e fatores sócio-culturais na identidade regional através do Movimento Cultural Roraimeira nasceu do contato dos pesquisadores com as produções artísticas dos componentes desse Movimento. O problema desta pesquisa definiu-se no contexto da Psicologia Social que busca compreender as características dos elementos que participam da constituição da identidade e da subjetividade do ser humano em suas relações sócio-culturalmente determinadas. Esta pesquisa teve como objetivo identificar, descrever e analisar o conjunto de fatores que constituem a identidade regional bem como nas formas pelas quais eles participam da organização do campo simbólico e das relações sociais da região.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi considerada exploratória, pois caracterizou-se como estudo de caso que realiza a análise de conteúdo das letras de umas músicas que caracterizam o grupo do Movimento Cultural Roraimeira. Adotou-se como proposta metodológica o modelo qualitativo de pesquisa e mediante o contato com as obras musicais dos artistas deste, foram eleitas quatro (4) letras de músicas para análise:CRUVIANA, RORAIMEIRA, CANTO DAS ÁGUAS e MAKUNAIMANDO. A seleção destas canções deu-se pela capacidade das mesmas de sintetizar a riqueza e a complexidade dos significados na obra musical do grupo. Os dados foram analisados seguindo os procedimentos da análise de conteúdos, cujas categorias analíticas foram feitas a partir de descritores explicativos extraídos das similaridades temáticas identificadas nos conteúdos apresentados nas expressões artísticas e culturais do Movimento Cultural Roraimeira
RESULTADOS:
Com essa investigação foi possível compreender as características e vicissitudes, que cercam o campo simbólico das expressões artísticas, além de conhecidas as implicações e a capacidade dos componentes simbólicos desse processo, para afirmação de uma identidade local. Em CRUVIANA, visualiza-se o retrato de identificação que é feito com componentes indígenas: “que canto pra minha aldeia [...] eu sou o filho da tribo”. Em RORAIMEIRA, descreve-se a paisagem natural, sendo esta considerada como bela e selvagem e ainda faz-se alusão a partes do corpo feminino: “nos teus seios grandes serras, grandes lagos são teus olhos”. Em CANTO DAS ÁGUAS, a temática desta canção contém uma das frases que mais sintetizam e simbolizam a essência do Movimento Roraimeira: “e a nossa história que é feita de pajés e corações de cada canto do país”. Isso demonstra a mistura étnica de índios e brancos de várias regiões brasileiras. Em MAKUNAIMANDO, por sua vez, exploram lugares turísticos e reiteram que Roraima é conhecida como terra de Makunaima. Além disso usam termos poéticos simples retratando componentes regionais: “curumim te espera, cunhatã”.
CONCLUSÃO:
Através de análises das quatro expressões musicais escolhidas do Movimento Cultural Roraimeira, conclui-se que essas canções são carregadas de afetividade e descrevem, ressaltam e incluem, principalmente, três características da identidade regional: a) as belezas naturais; b) diversidade sócio-cultural c) expressões e símbolos da cultura indígena local.
Palavras-chave: campo simbólico, cultura, identidade.