Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NUMA 4ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA.
Miquéias Ambrósio dos Santos 1
Evandro Ghedin 2
Whasgthon Aguiar de Almeida 3
1. Graduado em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA
2. Prof. Dr. Evandro Ghedin-UEA
3. Prof. Mestre em Ensino de Ciências-UEA
INTRODUÇÃO:
O que nos despertou para a pesquisa nesta temática foram as discussões expressas nos PCN de Ciências Naturais, que indica o papel destas na colaboração para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem/mulher como indivíduo participativo da vida em sociedade e parte integrante do Universo. Os PCN enfatizam, ainda, os conceitos e procedimentos desta área que contribuem para a ampliação das explicações sobre os fenômenos da natureza, para o entendimento e o questionamento dos diferentes modos de nela intervir e, ainda, para a compreensão das mais variadas formas de utilizar os recursos naturais (PCN, 2001). Entendendo que a formação do professor influência na sua prática, procuramos pesquisar sobre tal formação e estabelecemos uma relação disto com a educação do campo, onde realizamos a pesquisa.
A pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática do ensino de ciências naturais na 4ª série do ensino fundamental numa sala multisseriada de uma escola do campo, e relacioná-las com a formação do professor.
METODOLOGIA:
Adotamos uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa, as técnicas foram observação participante, entrevista semi-estruturada e questionário. Utilizamos como instrumento de registro das informações e posteriores reflexões o questionário, o diário de campo, fotografia, formulário, bloco de anotações e roteiro, onde o contexto da pesquisa é a Escola do Campo. Os sujeitos da pesquisa foram o professor e os estudantes de uma escola de Ensino Fundamental.
RESULTADOS:
Assumimos a ponderação de Pimenta (2007), se analisarmos os cursos de formação de professores em nossos dias, tendo como mestra a história e a política da educação brasileira podemos chegar a conclusão de que muitos dos cursos que tem sido realizados, em geral, são mais como forma de suprir a carência de formação de professores em nível superior do que como possibilidade de melhoria da qualidade de ensino no nosso país, isso foi possível de ser percebido na escola, pois durante a realização desta pesquisa não constatamos nenhuma reunião pedagógica ou de pais e mestres.
Na sociedade atual necessitados aprimorar nossas noções das informações científicas para podermos realizar escolhas que nos ajudem a compreender nosso cotidiano, pois há uma exigência de que sejamos capazes de participar, em discussões públicas, sobre questões importantes que se relacionam com a ciência, a tecnologia, a ética, o ambiente e a política, pois todos merecemos compartilhar a alegria e a realização pessoal que pode produzir a compreensão do mundo natural (FOUREZ apud CACHAPUZ, 2005). Na escola em que realizamos a pesquisa, constatamos que não é dada a importância devida ao ensino de ciências naturais.
CONCLUSÃO:
Entendendo que este trabalho não se configura como um conhecimento pronto e absoluto, propomos o estudo desta temática como um pano de fundo capaz de orientar a procura de respostas concretas para todos e todas aqueles e aquelas que estão empenhados por uma educação do campo de qualidade.
Instituição de Fomento: Universidade do Estado do Amazonas-UEA
Palavras-chave: formaçao de professor, ensino de ciências naturais, educação do campo.