Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
SELEÇÃO DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE NÓDULOS DE SOJA EM SOLOS DO CERRADO DE RORAIMA
Izaias França Junior 2
Cátia Aparecida Mosqueira 3
Paulo Ivan Fernandes Júnior 4
Jerri Édson Zilli 5
2. Mestrando em Agronomia na UFRR
3. Acadêmica do curso de graduação em Agronomia da FARES, bolsista CNPq
4. Biólogo, Doutor em Ciência do Solo. Pós-Doutorando UFRR/Embrapa
5. Licenciado em Ciências Agrícolas, Doutor em Ciências do Solo,Pesquisador Embrapa
INTRODUÇÃO:
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é um processo natural que disponibiliza o nitrogênio às plantas. Ele é realizado por diversos microrganismos procariotos quer podem se associar as plantas ou apresentar vida livre. Dentre as associações de bactérias diazotróficas e vegetais a simbiose estabelecida entre rizóbios e plantas leguminosas, como a soja, é o exemplo mais bem estudado. A soja (Glycine max Merr.) é plantada em mais de 23 milhões de hectares no Brasil, e é a cultura que apresenta maior exploração da FBN via inoculação de sementes com estirpes de rizóbio. Esta tecnologia permite alcançar elevada produtividade sem a aplicação de fertilizantes nitrogenados, sendo todo o nitrogênio demandado pela planta advindo da FBN. A constante seleção de isolados de rizóbios para as diferentes regiões do Brasil pode resultar em bactérias mais eficientes e competitivas, colaborando assim para o sucesso da cultura nas diferentes regiões do país.
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência na FBN de bactérias nodulantes de soja isoladas do solo do cerrado do Estado de Roraima.
METODOLOGIA:
Foram avaliados quarenta isolados bacterianos quanto à nodulação e contribuição para a produção de matéria seca em plantas de soja cv. BRS Tracajá. Para isso, foi conduzido um experimento em condições de casa de vegetação, onde as sementes de soja foram desinfetadas superficialmente e semeadas em vasos de Leonard contendo como substrato areia e vermiculita (2:1) autoclavados. Após a germinação, as plântulas foram inoculadas com as bactérias crescidas em meio de cultura YM. E aos 35 dias após a emergência foram avaliadas a nodulação e produção de matéria seca.
RESULTADOS:
Todos os tratamentos inoculados apresentaram maior massa seca de nódulos do que o tratamento controle.
CONCLUSÃO:
A massa seca da parte aérea foi maior entre cinco isolados que se mostraram promissores para futuros ensaios de campo, pois apresentaram massa seca de parte aérea iguais às apresentadas pelos tratamentos inoculados com duas estirpes de Bradyrhizobium recomendadas (BR 5079 e BR 587) e superiores às apresentadas pelas outras duas estirpes indicas.
Instituição de Fomento: Embrapa
Palavras-chave: FBN, eficiência simbiótica, Roraima, Bradyrhizobium.