Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE EM CRIANÇAS ATENDIDAS NO HOSPITAL DA CRIANÇA SANTO ANTÔNIO (HCSA) NO PERÍODO DE 2009 E 2010, BOA VISTA , RORAIMA , BRASIL
Ivan Machado de Almeida Júnior 1
José Francisco Luitgards Moura 2
Antônio Adonias Resende Leitão 3
Josann Frederico Ribeiro 4
Marcos Antônio Guerra Júnior 5
Ramão Luciano Nogueira Hayd 6
1. Aluno do 3º ano do curso de medicina da UFRR/ Bolsista do PIBIC/CNPq
2. Professor Doutor do curso de antropologia da UFRR– Orientador do Projeto
3. Aluno do 3º ano do curso de medicina
4. Aluno do 3º ano do curso de medicina
5. Aluno do 3º ano do curso de medicina
6. Professor do curso de medicina da UFRR
INTRODUÇÃO:
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,5 bilhões de pessoas – 2/5 da população mundial –, estão sob risco de contrair dengue e que ocorra anualmente cerca de 50 milhões de casos. Desse total, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e pelo menos 20 mil morrem em consequência da doença. Em decorrência do processo de endemização do dengue no Brasil, após sua reemergência, vem ocorrendo uma mudança na distribuição da faixa etária, havendo um progressivo aumento da incidência em menores de 15 anos. Ao mesmo tempo, tem havido também um aumento da incidência das formas graves. Frente à situação endêmico – epidêmica da dengue em Roraima e à inespecificidade dos sintomas na criança, o presente estudo teve como finalidade avaliar a aplicabilidade, na criança, do critério de caso confirmado de dengue preconizado pelo Ministério da Saúde. O presente trabalho teve como objetivo mostrar as características epidemiológicas em crianças atendidas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Boa Vista, Roraima.
METODOLOGIA:
Foram coletados dados diretamente do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica do HCSA por meio de ofício assinado pelo orientador do projeto e também pela coordenadora daquele setor do hospital. Utilizamos o programa Excel for Windows na organização dos dados obtidos.
RESULTADOS:
No ano de 2009, verificamos que houve 576 casos de suspeita de dengue em crianças atendidas no HCSA, sendo 289 casos confirmados. Em relação à faixa etária, a mais acometida foi de 5 a 9 anos; o sexo feminino teve um maior número de casos comparando-se com o sexo masculino que foram de 155 e 134 casos, respectivamente. A raça de maior incidência acometida pela dengue foi a parda, com 242 casos. Os meses que tiveram o maior número de casos foram janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Em relação aos municípios do estado de Roraima, Boa Vista teve 272 casos, seguido de 3 casos em Bonfim e Cantá e de 2 casos em Caroebe e Rorainópolis e o restante em outras cidades rurais. É importante destacar que tivemos 1 caso vindo da Guiana Inglesa.
CONCLUSÃO:
Apesar das considerações feitas sobre as diferenças encontradas nas incidências, pode-se concluir que a identificação de áreas com maiores riscos, no processo de vigilância e controle da doença, é um passo importante para otimização de recursos. Uma vez identificadas, o controle realizado nas áreas prioritárias pode produzir melhor resultado na diminuição das incidências, em oposição à consideração do município como um todo e com estratégia única de controle.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: doença, epidemiologia, prevenção.