Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
A IMPORTÂNCIA DE UM CURRÍCULO CRÍTICO PARA A PRÁTICA DOCENTE
Cariane do Nascimento Pimentel 1
Francieliton de Melo Paixão 2
1. Colégio de Aplicação - UFRR
2. Secretaria de Educação Cultura e Desportos - RR
INTRODUÇÃO:
Este texto tem como base a reflexão sobre a prática do professor, no sentido de discutir a importância de um currículo crítico para a atuação docente que sofre influências de ideologias agregadas ao contexto do sistema econômico, político, social e cultural. Tais influências contribuem para que a prática docente seja utilizada como instrumento de dominação e controle do sistema capitalista, que colabora para a desigualdade social, através da competitividade, da não democratização do ensino que gera a exclusão de muitos e o privilégio de educação de qualidade para poucos.
METODOLOGIA:
Conforme Freitas (2003), isto ocorre porque predomina o ensino conteudista, meramente técnico, acrítio, informativo que não desenvolve conhecimento. Segundo Veiga (2002, 72), esta prática é o resultado de uma formação inicial pautada em ideologias, na preocupação com os ideais da globalização, com prática pragmática, que prioriza a seleção de conteúdos, a organização burocrática e a aplicação de metodologias de ensino, “esquecendo toda a relação com a realidade social mais ampla que, em última instância, influencia a escola e por ela é influenciada.” Este cenário nos mostra que a formação inicial do professor não o prepara para um contexto cada vez mais complexo e dinâmico.
RESULTADOS:
Contudo, é possível atuar de forma crítica e reflexiva quando a formação considera o currículo crítico com um dos fundamentos da concepção docente, uma vez que desenvolve no professor a capacidade de intervir na sua realidade, de questionar, de problematizar e analisar dialeticamente sua atuação voltada para a prática consciente da importância de ser agente de democratização do ensino e da formação do cidadão.
CONCLUSÃO:
É válido ressaltar que o professor é sujeito de um complexo organizacional que envolve família, sociedade, instituições educacionais que corroboram a identidade, valorização profissional e principalmente que a sua atuação depende de formação de base sólida, condições de trabalho e de oportunidades de formação continuada.
Palavras-chave: currículo crítico, formação docente, sistema educacional.