Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
ESPÉCIES INORGÂNICAS EM JAMBÚ, Acmella oleracea, APÓS TRATAMENTOS POR CALCINAÇÃO
Magda Márcia Becker 1
Teresa Maria Fernandes de Freitas Mendes 2
1. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química
2. Prof. DSc. do Programa de Pós-Graduação em Química
INTRODUÇÃO:
Os métodos espectroscópicos necessitam da etapa de pré-tratamento de amostras que é uma das mais importantes, por ser responsável por erros na análise. O método de pré-tratamento por calcinação se baseia na submissão da amostra a temperaturas elevadas para assegurar a oxidação da matéria orgânica, obtendo-se o conteúdo inorgânico na forma de cinzas que são dissolvidas em ácidos apropriados. Uma das limitações deste método são as possíveis perdas por volatilização. O jambú, hortaliça de grande consumo no Norte do Brasil, é empregado na culinária e na medicina popular regional. Entretanto, são encontrados poucos registros relacionados às espécies inorgânicas nesta matriz. Os objetivos desse trabalho foram quantificar Cu, Fe, K, Li, Mn, Ni e Zn em jambú, após o tratamento por duas metodologias distintas por calcinação, a fim de minimizar as perdas de Li e K.
METODOLOGIA:
Aproximadamente 4,5 kg de jambú in natura foram lavados, selecionados e separadas suas folhas e flores sadias. Três amostras compostas foram preparadas, formadas por: (1) flores; (2) folhas; (3) folhas-flores. As amostras foram desidratadas, maceradas e retirados 0,5 g de folhas e de folhas-fores e 0,3 g de flores, em triplicatas. As massas foram calcinadas em forno mufla empregando as metodologias: (I) a 550 ± 16 °C por 15 h; (II) com adição de 1,5 g de Mg(NO3)2 como fundente, sendo 1,0 g homogeneizados na amostra e 0,5 g colocados sobre a amostra e submetida a 400 ± 13 °C por 18 h. As cinzas foram dissolvidos em HNO3 a 2 e 4 % (v/v), respectivamente, adicionados 10 mL de La3+ a 10.000 ppm, diluídos para 50,0 mL e filtrados. A exatidão foi avaliada através de experimentos de adição e recuperação. As determinações de Cu, Fe, Mn, Ni e Zn foram feitas por Espectrometria de Absorção Atômica por Chama e de K e Li por Fotometria de Chama.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos para Cu, Fe, K, Li, Mn e Zn em todas as amostras nos dois métodos não diferem significativamente (teste de t, 95 e 99,9 % de confiança), exceto para o Li nas amostras de flores. Os teores de Ni ficaram abaixo do Limite de Quantificação em todas as amostras. As recuperações nos dois métodos se mostraram entre 90 e 110 % para todos os analitos, exceto no método por calcinação sem fundente para o Li em todas as amostras e para o K nas amostras de flores. Os resultados indicam que o uso do Mg(NO3)2 como fundente reduz as perdas por volatilização de Li e K nestas matrizes.
CONCLUSÃO:
Os resultados mostram que ambos os métodos podem ser utilizados na quantificação de Cu, Fe, Mn, Ni e Zn em todas as matrizes estudadas e K nas amostras de folhas e folhas-flores. Porém, para a quantificação de Li e K em todas as matrizes estudadas, o método por calcinação utilizando Mg(NO3)2 como fundente é mais exato.
Palavras-chave: alcalinos, fundente, oxidação a seco.